Projeto Moda na EMEF Professor Josué de Castro

Tema de 2017 foi o empoderamento do negro na sociedade

Publicado em: 29/11/2016 14h27 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_moda_740_x_430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Josué de Castro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba, contam há 3 anos com o Projeto Moda. O objetivo do projeto, segundo a professora Juliana Oliveira, é romper com as ideias de consumismo estabelecidas pelo segmento do vestuário.

Além de melhorar a auto estima, o Projeto propicia vivências aos alunos do contraturno para que eles desconstruam o conceito de que o mercado da moda é somente ser modelo, dando a eles a oportunidade de trabalhar com customização, estamparia, fotografia, figurino, cenário, sonoplastia, e produção de moda.

A base para o tema deste ano foi o estudo do percurso dos ícones do rap nacional em suas diversas manifestações artísticas. Um ponto alto do projeto foi o Desfile Aya que aconteceu dia 26 de novembro. Aya é um simbolo africano que representa resistência.

Segundo a professora Juliana, o desfile mostra o empoderamento do negro na sociedade. “A apropriação da estética dos rappers proporcionou um amplo conhecimento das histórias de luta e resistência do povo negro periférico. As posturas dos alunos são remodeladas dentro e fora da passarela após o processo de estudo, o conceito de luta ultrapassa o palco.”

Quem quiser conhecer o trabalho da escola pode assistir à reapresentação do desfile que acontecerá próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 8 horas, no CEU Jaguaré – avenida Kenkiti Simonoto, 80.

Espaço com brinquedos de madeira e parede colorida
Ceu Água Azul

EMEI Mário de Andrade organiza Dia da Família com vivências na horta

Publicado em: 30/04/2024 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação