Notícias

Diálogos e Debates trata do programa “Paz nas Escolas”

Mediar e prever os conflitos dentro das escolas são as principais metas do programa.

Publicado em: 24/06/2016 16h13 | Atualizado em: 30/11/2020

paz_escola_740_x_430.jpg

Realizada na quarta, 22 de junho, na Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, a reunião Diálogos e Debates abordou, entre outras pautas, o programa Paz nas Escolas. Estavam presentes os gestores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs). Foi convidado para o encontro o responsável da Secretaria Municipal de Educação pelo programa, Matias Vieira.

Publicada em abril deste ano, a portaria nº 2.974 institui que em todas as unidades educacionais do âmbito municipal sejam formadas Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs), cujo objetivo é reduzir a violência e promover o diálogo e as soluções pacíficas para os impasses ocorridos dentro – e em alguma medida, fora – das escolas municipais.

Formada tanto por educadores quanto por pais, servidores e estudantes, a comissão deverá ser eleita por meio de processo organizado pelos conselhos de escola. Cada gestão terá um mandato de um ano, podendo ser reconduzida novamente por mais um. A lei prevê também que as comissões deverão realizar reuniões mensais para a análise das escolas e o planejamento das ações a serem tomadas.

Além do programa, foram debatidas outras pautas, como a Previsão de Repasses de Recursos Federais, a situação financeira da DRE, a contratação de educadores e os programas de Parceiros da Aprendizagem.

Para conhecer mais sobre o programa Paz nas Escolas clique aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (74)

CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026

Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas em uma sala de leitura de uma escola olhando livros espalhados

EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro

Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da fachada do 1º CEU Sustentável

SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs 

Publicado em: 15/09/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.698