Notícias

Festas regionais brasileiras são inspiração para programação cultural no mês de junho

Espetáculos, palestras e oficinas online são gratuitas e abertas para qualquer pessoa interessada

Publicado em: 01/06/2021 15h51 | Atualizado em: 01/06/2021
Banner de divulgação do mês das Festas Regionais Brasileiras

Para celebrar a pluralidade das grandes festas populares brasileiras, durante todo o mês de junho, a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e de Educação Integral (COCEU), por meio de sua Divisão de Cultura (DIAC), vai promover e destacar diversas atividades virtuais gratuitas. São shows musicais, entrevistas, ciclo de palestras e oficinas transmitidas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo e dos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade.

As atividades devem focar no universo plural das manifestações culturais através dos festejos e promover a formação e debate acerca da importância da valorização das festas regionais na constituição da identidade brasileira. Além de contemplar estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar, os eventos online são abertos para qualquer pessoa interessada. 

Shows

Entre os destaques da programação musical estão os shows transmitidos na página do Facebook da SME. No dia 02 (quarta-feira), às 14 horas, o Instituto Baccarelli apresentará o musical “Mourão”, de César Guerra-Peixe. No dia 10 (quinta-feira), às 17 horas, Anderson Tobias fará a live show Acústico Brasilidades. No dia 17 (quinta-feira), às 17 horas, a cantora e sanfoneira Adriana Sanches fará um pocket show e participará de um bate-papo ao vivo pelo Instagram. 

Palestras

Um ciclo de palestras fará destaque aos aspectos regionais presentes nas diferentes linguagens. No dia 8, o tema será “O regionalismo na literatura brasileira: muito além do regional”, com mediação de Thiago Mattos. “As festas populares e o ensino de Artes” será tema da fala de Edite Colares Oliveira, no dia 15. Para fechar o ciclo, no dia 22, Juliana Leitão falará sobre “Festejos Brasileiros: Memória, Identidade e Diversidade”. Todas as atividades acontecem às terças-feiras, às 17 horas e são transmitidas pelo Youtube Pedagógico da SME. No mesmo canal, nos dias 18 e 25, às 14 horas, uma parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo possibilitará a transmissão de vídeo-leituras do acervo do museu. 

Atividades diversificadas

Durante todo o mês as páginas do facebook dos 46 CEUs terão uma vasta programação com participação de artistas locais e parceiros das unidades. Shows, leituras e oficinas produzidas pelo Sesc 24 de Maio também serão replicadas nas páginas dos 46 CEUs. São destaques o espetáculo “Morte e Vida Severina”, do Projeto 7 Leituras: diálogos do isolamento”, no dia 07 (segunda-feira), às 19 horas; a oficina de crochê Segunda-feira de Ponto em Ponto – Cachepô com 1 ponto, no 14 (segunda-feira), às 19h; e o show do cantor, violonista e compositor brasileiro João Bosco; no dia 23 (quarta-feira), às 17 horas. 

Confira a programação completa do Mês das Festas Regionais Brasileiras. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de bailarinas dançando no palco. Elas aparecem dos ombros para baixo.

Mês da dança e da literatura: CEUs recebem programação cultural gratuita para todas as idades 

Publicado em: 24/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de bonecos negros sobre panos cercados de livros e instrumentos musicas disposto da aárea externa da escola. Espaço possui grama verde e árvores.

Escola desenvolve projeto pedagógico com foco no enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 24/04/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Educação Financeira

Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente 

Publicado em: 23/04/2026 4h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de duas meninas de costas para a câmera fotográfica e olhando para a tela de um computador.

SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs

Publicado em: 23/04/2026 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto “Fala, Josué: Imprensa Jovem e segurança alimentar”

Escola da zona oeste de SP desenvolve projeto integrado de combate à fome e promoção da segurança alimentar

Publicado em: 23/04/2026 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.649