Notícias

Mais de 60% dos profissionais da Educação Municipal têm formação em pedagogia

São 50.440 pedagogas e pedagogos atuando como auxiliares técnicos de educação, professores e gestores

Publicado em: 20/05/2021 15h19 | Atualizado em: 20/05/2021

Pedagogo 6Uma das profissões de maior importância para a sociedade é a de Pedagogo e, no Brasil, o dia 20 de maio é reservado para homenagear esse profissional. São as pedagogas e pedagogos que atuam na formação educacional de bebês e crianças desde os primeiros anos da infância e planejam, executam e coordenam ações na área de educação. Em nossa rede dos cerca de 80 mil educadores, 50.440 cursaram Pedagogia, entre Auxiliares Técnicos de Educação, professores e gestores. O número equivale a 61.3% do quadro de trabalhadores da educação municipal. Entre os professores e professoras, a marca chega a 70.9%.

Para homenagear profissionais com esta formação, na data de hoje destacamos Paula Angélica Prado, pedagoga e também formada em artes visuais. Desde 2010, é educadora da Rede Municipal de Ensino. Já atuou como professora em escola de educação infantil, como Coordenadora Pedagógica e, atualmente, acumula duas funções. Em um cargo é diretora de escola na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Tito Lívio Ferreira e, no outro, atua como alfabetizadora de turmas de Educação de Jovens e Adultos na EMEF Zilka Salaberry de Carvalho.

Desde que iniciou na educação não parou de buscar conhecimento e atualização profissional. Seu currículo carrega os títulos de especialista em Psicopedagogia, Educação Infantil, Gestão Escolar, Educação Sexual e Educação Especial. 

 Mulher negra, gestora e professora de escolas periféricas, sabe a responsabilidade que carrega. Para ela, é por meio da busca constante por formação e do diálogo com estudantes e comunidades escolares que seu trabalho se constitui. “Percebo, 40 anos vivendo com essa pele (preta) a qual me orgulho muito e que levo para todos os lugares, que tenho que impor a minha presença. Não sei se tenho o perfil que se espera, mas garanto que formação e disponibilidade para construir um trabalho em busca da equidade e da democracia não me falta”, se orgulha. 

Pedagogo Site

Professora Paula Prado com sua turma de Educação de Jovens e Adultos

Paula conta que a temática do empoderamento feminino é uma constante em seu trabalho como professora na Educação de Jovens e Adultos, pois sabe quantas barreiras são rompidas para que, sobretudo, as mulheres tomem a iniciativa de fazer a matrícula. “Sair de casa à noite e distanciar-se da família e do esposo para estudar é sempre uma atitude que exige muita força da mulher, devido à cultura machista que ainda está impregnada na sociedade. Acredito que seja um dever tratar diariamente de temas que as façam se sentirem mais seguras e certas de que estão no caminho certo”, conta a professora. 

Como diretora, procura não navegar pelo senso comum – conhece as famílias, a comunidade e busca a participação ativa de todos por meio de uma escola democrática. “Sei o que sou, quem sou e o que tenho. Sei o que não quero ser como diretora”. A educadora conta que procura ser transparente sempre e participar de todas as reuniões com as famílias e educadores. “Quero que a minha escola não seja enxergada como um prédio, uma estrutura fria. Ela é constituída por pessoas que trabalham para outras pessoas. O que me motiva é que sei que não estou sozinha e que todos são fundamentais. Procuro sempre estar preparada para as adversidades, pois para uma mulher preta a carga é sempre mais pesada”, enfatiza. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647