Avaliação Diagnóstica 2021
Para o ano letivo de 2021, a Avaliação Diagnóstica será realizada na versão impressa para os estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental e em formato digital para os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As avaliações para os estudantes cegos terão audiodescrição, enquanto as questões a serem respondidas pelos estudantes surdos terão a tradução para LIBRAS.
Para realizar a Avaliação Diagnóstica, o estudante precisará seguir as seguintes instruções:
Orientações para os Estudantes Surdos do 3º ano do Ensino Fundamental à 1ª Série do Ensino Médio (em Libras):
Orientações para os Estudantes Surdos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio (em Libras):
Profª Tatiana Milanez – Projeto Bilíngue – CEFAI – DRE Guaianases
Orientações em Audiodescrição para os Estudantes Cegos (em audiodescrição):
Profª Elisaine Batista de Oliveira – CEFAI – DRE Guaianases
Para realizar a Avaliação Diagnóstica, o estudante pode acessar aqui o SERAp ou o QR Code abaixo:
Perguntas e Respostas
A avaliação será destinada a todas(os) as(os) estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
De 12/07 a 20/08 – do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.
- A Avaliação Diagnóstica 2021 poderá ser realizada nas modalidades impressa ou digital.
- 3º e 4º anos – disporão somente da versão impressa;
- 5º ano – realizará preferencialmente na versão digital;
- 6º ao 9º ano e Ensino Médio – serão realizadas exclusivamente na modalidade digital, via plataforma SERAp (http://serap.sme.prefeitura.sp.gov.br)
No SERAp, todas as avaliações estarão traduzidas em Libras. Porém, a(o) estudante somente conseguirá acessá-la se estiver cadastrado como pessoa com esta deficiência. Caso contrário, ela(e) conseguirá acessar unicamente a avaliação dos ouvintes.
- As avaliações do 3º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio possuirão audiodescrição no SERAp.
- As avaliações das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio contarão com o apoio de um(a) profissional para a realização da leitura à(ao) estudante.
- De mesmo modo que em Libras, somente terá acesso à avaliação com audiodescrição a(o) estudante que estiver cadastrado como pessoa com esta deficiência.
- As(Os) estudantes dos 3º e 4º anos deverão realizar a avaliação na escola, na versão impressa, ao seu retorno.
- Estudantes do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio poderão realizá-la fora da escola, na versão digital. A(O) estudante do 5º ano que necessite realizar a prova em casa deverá retirar o caderno impresso na escola e devolvê-lo, impreterivelmente, no período de 12/07 a 20/08.
- Ressalta-se que quaisquer estudantes que não tenham equipamento disponível e/ou acesso à internet poderão contatar a escola, agendando um horário para a realização do instrumento no Laboratório de Informática Educativa.
Sim, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança previstos no material Rotina de Prevenção da Covid-19, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.
As(Os) estudantes que não souberem o seu código deverão contatar a sua unidade escolar, que lhe informará a sequência numérica e a senha inicial (4 últimos dígitos desse código) para que possa ter acesso às avaliações na plataforma. Outra possibilidade é a divulgação de tais dados pela unidade utilizando o meio que julgue mais conveniente.
- Estudantes do 3º e 4º ano somente a realizarão na escola, ao seu retorno.
- Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Médio poderão realizá-la em qualquer lugar que disponha de acesso à plataforma SERAp.
A fim de evitar possíveis focos de contágio da Covid-19, a escola deverá comunicar às(aos) estudantes cegas(os) que, no momento de realização das avaliações, ela(e) deverá utilizar os seus próprios fones de ouvido.
Neste caso, a aplicação da Avaliação Diagnóstica para as turmas será aplicada por outro(a) professor(a) da UE que já tenha retornado ao trabalho presencial.
Não. O estudante cadastrado no EOL como cego/baixa visão ou surdo deverá fazer a Avaliação Diagnóstica preparada conforme às suas necessidades.
Sim, os estudantes que ainda não tiverem regressado presencialmente às aulas poderão realizar as avaliações posteriormente.