Imprensa Jovem
Aconteceu
Evento: 18 anos do Programa Imprensa Jovem – Agência de Notícias na Escola
O Programa Imprensa Jovem celebra seu 18º aniversário, em 2023, uma jornada marcante na promoção da Alfabetização Midiática Informacional. Presente em 385 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, o programa é internacionalmente reconhecido pela UNESCO, tendo sido agraciado com o Prêmio Aliança Global de Mídia e Informação.
Venha celebrar conosco essa trajetória de 18 anos, repleta de realizações e de aprendizados, na Câmara Municipal de São Paulo!
Data: 08 de dezembro de 2023 (Sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO
Exposição: HQ Imprensa Jovem – Onézio Cruz
Local: Hall do Auditório Prestes Maia
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
Abertura Institucional – 14h às 14h30
SLAM 1 – Vitória Calado
- Fernando Padula, secretário municipal de educação de São Paulo (a confirmar)
- Eliseu Gabriel, vereador do PSB na cidade de São Paulo
- Carlos Lima, criador do Imprensa Jovem e coordenador do Núcleo Educomunicação na SME-SP
- Maria Rehder, representante da Unesco Brasil
- Ismar Soares, presidente da ABPEducom
Mediação: Karla Isabel de Souza, formadora do Núcleo Educomunicação na SME-SP
Intervenção artística:
- Vídeo Imprensa Jovem – TV Cultura – Boas Práticas – 5 minutos
- Hora do Slam – Jovenilda
Momento – “A voz das estudantes” – 14h30 às 15h30
Apresentação:
Video: Fernanda Elloise Souza Santos (USP)
Anna Laura Souza Santos, ex-integrante do Imprensa Jovem Vídeo: Ana Julia Fernandes (Lia Comunica)
- Vitória Calado, integrante do Imprensa Jovem, presidenta do grêmio, vereadora mirim e poeta slammer
Vídeo: Ayla Julia e Winnie Stefany ( Projeto Estudante Mediador da Unesco)
- Jamily Vitória, ex-integrante do Imprensa Jovem, embaixadora da Inspiring Girl Brasil e integrante da Afroeducação
Vídeo: Gabriela Vallim (Inglaterra)
- Maria Eduarda Oliveira (Duda), ex-integrante do Imprensa Jovem, colaboradora na construção da Lei Estadual de Direitos Humanos de São Paulo
Mediação: Eliana D’Alessandro, formadora do Núcleo Educomunicação na SME-SP
Homenagem à Formadora do Núcleo de Educomunicação Isabel Pereira e à Professora Joelma Gouveia do Imprensa Jovem
Por: Carmem Gattás, formadora do Núcleo Educomunicação na SME-SP
Momento – “Cartografias das práticas educomunicativas” – 15h30 às 16h30
- Projeto Detetives das Fake News – EMEF M’Boi Mirim 2 (Ganhador do Prêmio Municipal de Direitos Humanos 2023)
- Apresentação: Rita Baccari e Andréa Dourado, professoras e coordenadoras do projeto
- Projeto Imprensa Jovenzinha – CEI Reimberg
- Apresentação: Claudia Santos, professora de Educação Infantil e coordenadora do projeto
- Revista Imprensa Jovem – Parceria entre estudantes do Imprensa Jovem e estudantes de Jornalismo do Instituto Metodista
Mediação: Mauricio Virgulino, formador do Núcleo de Educomunicação – SME-SP
Campanha Vídeo-cartas Pela Paz
Hora do Slam
Momento – Coletiva Imprensa Jovem – 16h30 às 16h50
- O escritor Marcos Martins, autor de “Até que a Morte nos Ampare,” será entrevistado por estudantes do Imprensa Jovem.
Mediação:Melina Resende, formadora do Núcleo de Educomunicaçao – SME-SP
Momento – Formatura das equipes Imprensa Jovem da cidade
- Jovens indigenas guarani do projeto Imprensa Jovem Kunumingue (CECI Jaragua) receberão os certificados representando os estudantes da Rede Municipal de Ensino que participam do projeto
Encerramento e agradecimentos finais
Presenças
Unesco Brasil I Unicef I Ashoka Brasil I Revista Qualé I Jornal Jocal I Panini I Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e CNTU (Conselho Nacional dos Trabalhadores Universitários I Educamídia e Instituto Palavra Aberta I Instituto Geledes | Unesco MIL Alliance I USP ECA I Metodista I Belas Artes I ABPEducom I DRE Campo Limpo I DRE Capela do Socorro I DRE Freguesia do Ó I DRE São Mateus I DRE Guaianases I SME Divisão de Currículo I EMEF M´Boi Mirim 2 I CEI Reimberg I EMEF João de Deus I EMEF Vila Nova Artiga I EMEF Paulo Duarte I EMEF Prof. João de Lima Paiva I EMEF Prof André Rodrigues de Alckmin I EMEF Edivaldo Santos Dantas I EMEF Joaquim Osório Duque Estrada I ASCOM/SME
Video-cartas pela Paz
Participe ! Mobilize sua escola
Envie uma mensagem de paz para o mundo. Produza uma video-carta com um mensagem, slam, opinião sobre com o tema #somosantirracista. Envie o sua produção para o Programa Imprensa Jovem e iremos socializar nas Redes Sociais. Siga as orientações no link.
Combata a Desinformação
Como empoderar estudantes com a comunicação na escola?
“O Imprensa Jovem é um espaço de expressão. Somos uma rede e estamos em sintonia. Tudo o que acontece vira notícia. Contamos os fatos e acontecimentos pelos nossos pontos de vistas. Registramos, editamos, publicamos e compartilhamos. Somos alunos e alunas que produzem notícias”. André 10 anos
Educomunicação I Educação midiática I Albetização Midiática Informacional
Portaria 7991 – Programa Imprensa Jovem
Redes Sociais
Conheça +
Criado em 2005, o Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 150 escolas com apoio do Núcleo de Educomunicação. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os alunos e ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.
As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática.
As equipes contam com a assessoria do Núcleo e podem participar de cursos de formação à distância, além de realizarem dezenas de coberturas educomunicativas pela Cidade de São Paulo, estando presentes nos principais eventos e iniciativas locais.
Para saber mais
Manual de projetos – Clique aqui
Portaria do Programa Imprensa Jovem – Clique aqui
Guia do Estudante Auto – Clique aqui
Mapa de produções – Clique aqui
Na mídia +
Porvir
8 dicas da Imprensa Jovem para criar mobilizações nas redes sociais
Conheça as ações do projeto Imprensa Jovem, de São Paulo, e saiba como replicar estratégias que convidem a comunidade a participar de determinadas ações.
Globonews
Estudantes contras as fake news
Estudantes contra as fake news: conheça projeto envolvendo 5 mil alunos de 200 escolas de São Paulo que ensina como combater as notícias falsas e ajudar a população a não ser enganada.
Fundação Varkey
Unesco e Fundação Varkey indica coordenador do Núcleo de Educomunicação para campanha mundial
O Dia Internacional do Professor é uma celebração que acontece anualmente desde 1994. Este ano Carlos Lima foi indicado pela sua trajetória com o desenvolvimento de projetos de Educomunicação, em especial o Programa Imprensa Jovem que empodera estudantes na rede municipal de ensino. O Dia Mundial do Professor é comemorado em 5 de outubro promovido pela Unesco. Juntamente com Elige Educar e a Fundação Varkey, selecionou seis educadores do México, Argentina, Jamaica, Uruguai, Chile e Brasil para serem parceiros nesta iniciativa.
Assista o vídeo da campanha
Leia os depoimentos dos professores
Porvir
Núcleo de Imprensa Jovem registra nova fase de escola pública em SP
Em escola da região sul da capital paulista, estudantes se envolvem com projeto de comunicação que incentiva o protagonismo e o planejamento para o futuro.
Porvir
VAR, Verifique Antes de Repassar, é tema de oficina de educação midiática
Projeto do EducaMídia oferece materiais gratuitos para que professores possam criar grupos de checagem sobre fake news. A oficina foi realizada com estudantes do Imprensa Jovem.
Globonews
TSE já recebeu cerca de 2 mil denúncias de fake news
O sistema de combate às fake news do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançado em junho de 2022, já recebeu 1.972 denúncias de informações falsas. Participação do projeto Imprensa Jovem.
Nova Escola
Letramento midiático: como a escola pode ajudar no combate a fake news
Professores e especialistas indicam estratégias para desenvolver o senso crítico dos alunos em relação ao consumo de conteúdos digitais e romper ciclos de desinformação – e não só em anos eleitorais. Participação de professora que desenvolve o Imprensa Jovem.
Estudantes do Imprensa Jovem integram os 200 que inauguram o Museu do Ipiranga
Dia 7 de setembro marcou as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Cem estudantes participaram da inauguração e além da visita, puderam conversar com as pessoas, realizar reportagens e colaborar com exposição de desenhos na entrada do museu. Matéria completa da experiência estará na Revista Imprensa Jovem.
G1
Alunos da rede pública de São Paulo narram experiência de visitar novo Museu do Ipiranga pela 1ª vez: ‘é como estar em um filme ou na televisão Leia
Estadão
Museu do Ipiranga recebeu alunos e professores da rede pública e trabalhadores da obra de restauro Leia
Folha SP
Museu do Ipiranga recebe primeira visita de crianças e adolescentes após reabertura Leia
Prefeitura SP I ASCOM
Estudantes do Imprensa Jovem participam de evento da UNESCO sobre alfabetização midiática
Participantes vão debater sobre o papel da alfabetização midiática informacional na sociedade; haverá transmissão on-line.
Folha SP
Professores da rede pública aprendem técnicas de cinema para deixar aulas mais atraentes
Curso de edição audiovisual do Minuto Escola, originário do Festival do Minuto, já formou 2.600 docentes, alguns deles com vídeos premiados.
Unesco
Programa Imprensa Jovem Educom realiza campanha sobre fake news
O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, está organizando a primeira mobilização #FakeNewsToFora.
Prêmios +
Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação – USP/ECA – 2008
Prêmio ARede – Mídia Social – 2016
Revezamento da Tocha Olímpica – Comitê Olimpico – 2016
Prêmio Aprendizagem Criativa – Instituto de Tecnologia de Massachussets e Lemann – 2019
Prêmio Aliança Global pela Educação Prêmio Aliança para Mídia e Informação – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) – 2020
Prêmio SAMPA – Finalista Política Publica – Prefeitura de São Paulo – 2022
Prêmio LED – Luz na Educação – Semifinalista na categoria Professor Inovador – Fundação Roberto Marinho – 2022
Coluna Imprensa Jovem +
Conte uma história: faça uma HQ
Você gosta de desenhar? Ou não sabe desenhar e pensou que nunca poderia criar uma história em quadrinhos? Fazer uma HQ é divertido e interessante.
Acesse artigo completo – HQ(link para um novo sítio)
Dê um clique na escola
Uma imagem fala mais do que mil palavras. Já ouviu essa expressão? Fotografias são capazes de trazer tanta informação porque podem mostrar uma história, um evento, captar um olhar sobre algo interessante a ser contado para as outras pessoas — de amigos a professores. (…)
Acesse artigo completo – Fotografia (Link para um novo sítio)
O telejornalismo criança
Assistir a vídeos é uma febre entre crianças e adolescentes. A produção de um vídeo também não é um bicho de sete de cabeças para esse público. É pensar em um conteúdo, abrir a câmera, expressar do que gosta para os amigos, colocar no ar e avisar para todo mundo: “Meu vídeo está no ar. Curta! Compartilhe e deixe o seu joinha”. (…)
Acesse o artigo completo – TV (Link para um novo sítio)
Como usar tecnologias simples para potencializar o Imprensa Jovem na sua escola
O Imprensa Jovem é uma agência de notícia escolar com produção de conteúdos pelos estudantes. Essas produções, em geral, são compartilhadas na internet em canais de vídeos, podcast, redes sociais, blogs e sites escolares, revistas e jornais em formato digital. O que torna o Imprensa Jovem um projeto potencialmente fácil de implantar é o uso de tecnologias digitais acessíveis para alunos e seus professores. (…)
Acesse o artigo completo – Jornalismo (Link para um novo sítio)
O uso de podcasts na educação
O podcasting é um dos mais novos recursos da tecnologia, cuja difusão nas últimas décadas pode ser atribuída à flexibilidade de produção e distribuição. Por meio de arquivos de áudio, é possível criar oportunidades para transmitir informações ou revisar diferentes tipos de materiais (…)
Acesse o artigo completo – Radioescola (Link para um novo sítio)
Mobilização dos estudantes pela internet
O estudante tem voz! Esse foi um movimento criado pelos participantes do Imprensa Jovem para ouvir estudantes sobre o que a educação representa para eles. A proposta tinha como objetivo mostrar aos professores da cidade de São Paulo quais são os interesses e sonhos dos alunos. (…)
Acesse o artigo completo – Redes Sociais (Link para um novo sítio)
O que são fake news e como trabalhar com elas na sala de aula
As fake news (notícias falsas) são mentiras fabricadas para enganar a população ou um grupo de pessoas. A escola tem grande papel na instrução dos alunos para identificar o que é fake, pois adolescentes e crianças, muitas vezes, não recebem informações de fontes confiáveis, como jornais, e sim de fontes desconfiáveis, como redes sociais e sites desconhecidos. (…)
Acesse o artigo completo – Leitura Crítica (Link para um novo sítio)
Já pensou no Imprensa Jovem na sala de aula?
Quando buscamos no Google o termo “Imprensa Jovem”, vemos estudantes entrevistando personalidade em grandes eventos da cidade de São Paulo. O Imprensa Jovem proporciona a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes como produtores de conteúdo, utilizando as mídias sociais como espaço de expressão da comunicação. (…)
Acesse o artigo completo – Agência de Notícias (Link para um novo sítio)
Educomunicação: como aproximar escola e comunidade com a criação de uma agência de notícias de estudantes
A escola é um espaço de aprendizado, de vivências, de socialização e de interatividade, mas ela também faz parte de uma comunidade que pulsa. Nesse encontro, quem ganha é o estudante. E é por isso que a escola e a comunidade precisam conversar para se conhecer e se respeitar. (…)
Acesse o artigo completo – Educomunicação