Notícias

Secretaria Municipal de Educação divulga Guia para auxiliar educadores na identificação de crianças em situação de trabalho infantil

Material didático apresenta sugestões de atividades pedagógicas que auxiliem na prevenção de tal violência

Publicado em: 12/06/2020 10h03 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem de uma garota trabalhando na feira, uma placa de preço cobre seu rosto.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (CEU) e da Educação Integral, divulga o Guia para Professores: Chega de trabalho infantil – Como trabalhar o tema na escola. Material pretende auxiliar educadores na identificação e possíveis encaminhamentos de crianças e adolescentes que possam estar em situação de trabalho infantil, tendo os seus direitos violados.

O guia colabora na identificação da violência sofrida, apresenta causas e consequências por meio de um olhar sensível e crítico, ensinando como reconhecer uma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil, apresentando formas de a escola sugerir caminhos alternativos para as famílias destes jovens. Além disso, o material apresenta sugestões de atividades didático-pedagógicas que atuam de forma a prevenir tal violência.

A iniciativa envolve a Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da SME, que integra a Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI), que é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O material pode ser acessado clicando neste link (abre link PDF).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três mulheres sentadas no chão. A mulher que está ao centro segura uma boneca de pano e oferece leite em um copinho para a boneca durante uma oficina sobre extração de leite materno.
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.632