Notícias

Covid – 19: São Paulo entrega cadernos de estudos traduzidos em três idiomas diferentes para atender estudantes imigrantes

150 professores se voluntariaram e os cadernos serão entregues em inglês, espanhol e francês para estudantes e famílias imigrantes da cidade

Publicado em: 30/11/2020 8h36 | Atualizado em: 20/01/2021
Imagem com a capa dos 3 livros traduzidos.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo traduziu parte dos cadernos pedagógicos Trilhas de Aprendizagens e materiais de orientação para três idiomas: Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa a fim de atender cerca de 4 mil estudantes imigrantes da Rede Municipal de Ensino e suas famílias. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), UNICEF e Organização Internacional Migrante . A entrega começará em junho pelos Correios.

A iniciativa é voltada aos alunos que estão em processo de alfabetização na Língua Portuguesa. Ao todo, cerca se 150 pessoas se mobilizaram e voluntariamente se dedicaram a realizar as traduções. Os cadernos estão disponíveis também no Portal SME para que as atividades sejam desenvolvidas em casa.

A ação pretende tornar acessível os materiais pedagógicos e orientações às famílias imigrantes durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid – 19 (Coronavírus).

Foram traduzidos 5 cadernos Trilhas de Aprendizagens, sendo eles: Educação Infantil (para crianças de 0 a 3 anos), Educação Infantil (para crianças de 4 a 5 anos) e materiais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano). Além da língua inglesa, os conteúdos estão disponibilizados em Francês e Espanhol.

“A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo agradece o empenho dos voluntários e educadores que se disponibilizaram a traduzir os conteúdos dos cadernos Trilhas de Aprendizagens. A iniciativa traz equidade a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino durante o processo de aprendizagem no período de distanciamento social”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui cerca de 6 mil estudantes estrangeiros, com destaque para os imigrantes bolivianos e haitianos.

Cadernos Trilhas de Aprendizagens

Os materiais pedagógicos “Trilhas de Aprendizagens” foram elaborados por educadores da Secretaria Municipal de Educação e acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus). Ao todo, são 14 cadernos destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material chegará impressos às casas dos estudantes, via Correios, e também está disponível online no Portal da SME.

Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses. O conteúdo respeita o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

As famílias devem manter o cadastro atualizado para receberem os cadernos e demais materiais da Secretaria. Basta preencher o formulário online atualizando os dados cadastrais.

Acesse o conteúdo online dos Cadernos Trilhas de Aprendizagem.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696