Notícias

Covid – 19: Estudantes de São Paulo contarão com apoio psicológico à distância

Por meio de site criado em parceria com Instituto Liberta estudantes poderão interagir e contar um pouco como está o período de pandemia

Publicado em: 18/05/2020 11h40 | Atualizado em: 20/01/2021

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de São Paulo em parceria com o Instituo Liberta criou um site para atender estudantes adolescentes que queiram dividir suas angústias no período da pandemia, http://naapa.com.br/.

Além do bate-papo coletivo com troca de ideias e informações entre os jovens também terá um atendimento personalizado que será prestado pelos educadores que atuam no Núcleo de Apoio e Acompanhamento (veja abaixo)  entre às 9h e 19h, de segunda a sexta.

O portal possui linguagem descontraída que valoriza as vozes e as culturas produzidas nas periferias da cidade. Seu desenvolvimento ocorreu após o aumento na solicitação de atendimento por crianças e adolescentes em busca de apoio para passar por esse período de distanciamento social.

É importante ressaltar que a ferramenta não será um espaço para a realização de atendimento clínico ou psicoterapêutico, mas de diálogo mediado por psicólogos e psicopedagogos. Casos considerados mais graves poderão ser encaminhados para a área da Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar ou outros entes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do adolescente.

A Secretaria Municipal de Educação também criou um portal que reúne informações das ações adotadas no período da pandemia de Covid – 19 (Coronavírus). O site pode ser acessado neste link.

 

Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem

O NAAPA é formado por um grupo de professores que são psicólogos e psicopedagogos que vieram de diferentes escolas da cidade. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) de São Paulo possuem uma equipe que prestam atendimento nas Escolas Municipais.

Instituto Liberta

O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O Liberta tem como missão o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil em todas as suas formas.

Imagem com uma tela de computador e o site do naapa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673