Notícias

Encerramento do projeto “Escola sem fronteira”

O objetivo do projeto foi de gerar interação entre alunos de outras regiões

Publicado em: 04/12/2015 14h20 | Atualizado em: 30/11/2020

escola_sem_fronteiras.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alceu Amoroso Lima participou do projeto “Escola sem fronteira”. A iniciativa partiu da professora Gislene Silva em parceria com os demais professores da EMEF Alceu Amoroso Lima. O objetivo do projeto foi de criar interação entre alunos de diversas regiões para partilhar informações e construir conhecimento de forma colaborativa e contextualizada.

Além da escola polo do projeto, a EMEF Alceu Amoroso Lima, também estiveram envolvidas a EMEF do Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, Cândida Dora Pino Pretini, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) de São Bernardo do Campo, Neusa Macellaro Callado Moraes, a Escola Estadual Profª Odila Bento Mirarchi de Mauá, A Creche Crans Montana da Suíça e a IE San Juan Bautista De La Salle de Arequipa, no Peru.

O intercâmbio das escolas durou oito meses e aconteceu por diversos meios de comunicação como cartas, arte postal, vídeos, áudios e até mesmo via Skype. Para a publicação desse conteúdo, foi criado um blog, no qual também foram mostradas as atividades feitas em sala de aula.

No dia 12 de novembro, aconteceu o encerramento no CEU São Rafael. Duas peças foram apresentadas no evento, “O botão Mágico” de Nelson Gonçalves e “O gigante egoísta” de Oscar Wilde, encenada pelos alunos da E. E. Profª Odila Bento Mirarchi de Mauá. A aluna Letícia dos Santos de Souza da escola estadual declarou que achou interessante o projeto, pois conheceu pessoas novas. Já a estudante da EMEF Alceu Amoroso Lima, Sofia Leonel do Nascimento sugeriu unir as escolas para apresentarem uma peça juntos.

Além do encerramento do projeto, aconteceu também com os alunos presentes, o “Show de Talentos”. Apresentações de dança e canto foram realizadas. A mãe Idalice da Silvia Reis dos Santos se emocionou ao ver a adaptação da peça “O gigante egoísta”. “Não tem como não se emocionar”, confessou Idalice que acompanhou o encerramento e a participação da filha de 9 anos, Alice Reis dos Santos da EMEF Cândida Dora Pino Pretini, no show de talentos.

Acompanhe a galeria de fotos do evento, clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647