Notícias

III Novembro Negro – 2015

Uma vasta programação cultural e de formação acontecem na SME em novembro e dezembro.

Publicado em: 03/12/2015 17h42 | Atualizado em: 30/11/2020
novembro_negro_740_x_430.jpg

Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove o III Novembro Negro. A programação contará com shows musicais, cinema, literatura, teatro, oficinas pedagógicas e cursos de formação. O tema gerador de todas as atividades é “Educação e Representação da População Negra: tensionando e descolonizando o currículo”.

A ação pretende valorizar as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira e promover o debate acerca das diferentes manifestações culturais por meio de seis eixos: cursos de formação para educadores, oficinas pedagógicas para alunos e professores, mostra de cinema e de teatro e apresentações artísticas. As atividades acontecem nos Centros Educacionais Unificados (CEU), em algumas unidades de Ensino Fundamental e nas Diretorias Regionais de Educação (DRE).

Entre a programação das apresentações artísticas estão grandes nomes da música popular brasileira, entre eles Chico Cesar, Paula Lima, Fabiana Cozza, Maria Alcina, Nei Lopes, entre outros. A cultura hip-hop será representada por Lurdez da Luz e As Minas do Rap, Dj Erry-G, Família Justa Causa e Gog. No campo da literatura estarão a atriz e poeta Elisa Lucinda e a escritora e arte-educadora Kiusam De Oliveira.

O cronograma das oficinas pedagógicas contará com o Circuto Mancala Awelé. A atividade possibilitará aos participantes vivências com Jogo de Mancala Awelé, que tem sua origem na África, há cerca de sete mil anos. A atividade mostrará os fundamentos teóricos e práticos da brincadeira e as possibilidades de apresentá-la como ferramenta de ensino nas Escolas Paulistanas. Confira a lista das oficinas.

O III Novembro Negro trará também o curso com a temática desta terceira edição: “Educação e Representação da População Negra: tensionando e descolonizando o currículo”, que acontecerá em 14 locais em datas e horários diferentes. O curso tem a duração de três dias e no último dia, a aula será sobre questões da temática do Novembro Negro apresentadas em dois filmes diferentes. Neste link é possível conferir o cronograma.

Confira neste link a programação completa dos shows.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540