Notícias

Educadores de São Mateus participam de Diálogos com a DRE

Evento reuniu cerca de 450 pessoas, entre professores, gestores, funcionários, alunos e famílias.

Publicado em: 18/11/2015 15h11 | Atualizado em: 04/05/2021
smateus_dialogos_740_x_430.jpg

Nesta terça-feira, 17 de novembro, ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, o encontro Diálogos com a Rede. Cerca de 450 pessoas, entre alunos, famílias, professores, gestores de escolas e funcionários participaram da ação que tem como objetivo dar a devolutiva dos questionamentos feitos no primeiro semestre ao Secretário Municipal de Educação e equipe.

Participaram da ação, além do Secretário Gabriel Chalita, a Secretária Adjunta de Educação, Emília Cipriano; Claudete Vieira da Silva, Diretor Regional de Educação de São Mateus; Fátima Antônio, Diretora da Divisão de Orientação Técnica (DOT) – Ensino Fundamental; Claudia Macedo, Diretora de Suprimentos do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e Glauco Carvalho, Diretor da Coordenadoria dos Núcleos de Ação Educativa (CONAE) da SME.

A abertura do encontro contou com apresentações musicais de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Vinícius de Moraes e Dirce Genésio dos Santos, ambas da região de São Mateus.

Durante o evento os participantes puderam escutar as ponderações da Secretária Adjunta, que levantou as iniciativas promovidas pela SME após as reivindicações dos encontros com as DREs, ocorridas no primeiro semestre de 2015. Ela citou os projetos implementados na SME como o Canta São Paulo, Na Mesma Mesa, Leia São Paulo, Academia Estudantil de Letras e São Paulo Integral.

Por fim, o Secretário Municipal de Educação complementou a fala fez a devolutiva das questões tratadas no primeiro semestre e comentou as interferências feitas pelos presentes. “A gente acredita que a coisa mais importante que o poder público tem que dar é oportunidade. Nossa missão é dar oportunidade e abrir espaços para as pessoas estudarem, em qualquer idade. O nosso sonho é que essa cidade não desista de ninguém”, disse o Gabriel Chalita.

Diálogos com a Rede – Devolutivas – Iniciativa que ocorrerá entre os meses outubro, novembro e dezembro trará a devolutiva das ações realizadas pela SME, após as visitas do Secretário e equipe às 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), no primeiro semestre de 2015 e tem como objetivo de ampliar o diálogo entre os diferentes participantes do processo educativo e promover a construção das políticas públicas de Educação numa gestão democrática e participativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666