Notícias
Mais de 3 mil profissionais participam de formação para apoiar o público da Educação Especial
A iniciativa aconteceu em janeiro de 2026 e formou Auxiliares de Vida Escolar (AVEs), supervisores técnicos fisioteraputas, terapeutas ocupacionais e membros do Núcleo Multidisciplinar que fazem parte do Projeto REDE
Publicado em: 10/02/2026 17h20 | Atualizado em: 10/02/2026
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e os Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), realizou a formação de Educação Continuada para Auxiliares de Vida Escolar (AVEs).
A ação mobilizou mais de 3 mil profissionais, incluindo AVEs, supervisores técnicos (fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) e membros do Núcleo Multidisciplinar, como psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos. Esses profissionais fazem parte do Projeto Rede, composto por três eixos de atuação articulados à SME e DRE.
A iniciativa integra as metas de SME/COPED/DIEE para promover a formação inicial e continuada para atuação nos serviços de apoio da educação especial da Rede Municipal de Ensino no atendimento a crianças e estudantes com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não apresentam autonomia para a locomoção, alimentação e higiene e/ou que necessitam de apoio intensivo na comunicação verbal e não verbal, bem como na regulação do comportamento e interação social, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino.
O curso foi realizado em formato híbrido, com atividades síncronas e encontro presencial com as equipes dos Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e a equipe de profissionais do Projeto Rede. Ao todo, a formação teve carga horária de 52 horas.
Um dos principais diferenciais da formação foi a reafirmação da visão social da deficiência, estabelecido pela Instrução Normativa SME nº 14/2025. A proposta rompe com a noção de que o “problema” está na criança/estudante, e passa a concentrar esforços na eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais.
Além disso, o enfoque está na acessibilidade curricular para garantir que crianças e estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham participação plena, autônoma e efetiva no cotidiano escolar.
Conheça os eixos temáticos
Os eixos temáticos abordaram aspectos centrais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Entre os temas trabalhados, estão:
- Ética e Sigilo: reflexões sobre postura profissional, limites de atuação e a importância de manter o sigilo sobre dados sensíveis dos estudantes;
- Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA): estratégias para apoiar crianças e estudantes com comprometimento na fala, visando o desenvolvimento da linguagem;
- Alimentação e Disfagia: orientações sobre seletividade alimentar, manuseio de dietas via sonda e procedimentos de segurança em casos de engasgo, autonomia na alimentação;
- Crises no TEA: identificação de gatilhos para a desorganização emocional e estratégias práticas para atuar de forma segura e respeitosa durante as crises;
- Tecnologia Assistiva: uso correto de órteses, cadeiras de rodas, andadores e outros dispositivos de marcha para garantir a acessibilidade arquitetônica e motora;
- Promoção de autonomia na higiene, desfralde e saúde bucal.
Compromisso institucional
A formação continuada, realizada nos períodos de recesso escolar em janeiro e julho, contribui para que o apoio oferecido nas unidades educacionais seja seguro, responsável e centrado no protagonismo das crianças e estudantes elegíveis para o serviço de apoio do Projeto REDE
Conforme destaca a normativa vigente, a responsabilidade pela acessibilidade é institucional, assegurando que o direito à educação seja garantido de forma efetiva para todos.
Veja, abaixo, alguns momentos da formação:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola
Secretaria Municipal de Educação
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção
Secretaria Municipal de Educação
Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios
Diretoria Regional de Educação Guaianases
LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026
Relacionadas
SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público
Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola
Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção
Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios
Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação











