Notícias

SME promove formação em Tecnologia Assistiva para equipes dos CEFAIs

Oficinas trabalharam o uso de recursos para ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências

Publicado em: 10/09/2018 16h06 | Atualizado em: 30/11/2020
fab_lab_forma_edit_740_X_430.jpg

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (NTA/SME), em parceria com a Divisão de Educação Especial (DIEE), realizou, nos dias 13 de agosto e 4 de setembro, encontros formativos com as equipes dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) das treze Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os encontros aconteceram no Fab Lab Heliópolis, situado no Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis – Profª Arlete Persoli.

A Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para a aprendizagem da SME, Tânia Tadeu, explicou que as oficinas, ministradas pelo técnico do Fab Lab, Vinícius de Oliveira, buscaram debater como proporcionar, à pessoa com deficiência, maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação e potencialização de seu aprendizado. “A intenção foi de oportunizar que professores e estudantes estejam inseridos nesse movimento de inovação e criação de conteúdo de forma autônoma, autoral e protagonista, permitindo a liberdade de criação e autonomia na prototipagem e construção de materiais educativos necessários para os estudantes”, explicou.

Além de promover o uso dos Fab Lab, espaços públicos voltados para a fabricação digital, e potencializar o arsenal de recursos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, os encontros se propuseram a potencializar a aprendizagem colaborativa por meio de visitas e oficinas realizadas nos diferentes espaços, onde os educadores podem relacionar os projetos das unidades ao processo de construção dos protótipos, criando soluções para problemas identificados no seu cotidiano, objetivos estes que estão de acordo com o Currículo de Tecnologias para Aprendizagem da SME.

O que é Tecnologia Assistiva? – TA é utilizada para identificar os recursos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Os recursos podem variar de uma bengala a moldes para melhorar a postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, auxílios visuais, materiais protéticos, entre outros objetos.

Sobre os Fab Lab Livres – Os Fab Lab são laboratórios públicos acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos através de processos colaborativos de criação, de compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital, entre outras.

Clique aqui para ver a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647