Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
II Festival Internacional Literário de São Paulo, Fli Sampa, recebe grandes nomes da literatura nacional e internacional
Secretaria Municipal de Educação
Educadores podem se inscrever no Prêmio LED - Luz na Educação
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional - PDE
Relacionadas

II Festival Internacional Literário de São Paulo, Fli Sampa, recebe grandes nomes da literatura nacional e internacional
Publicado em: 18/08/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores podem se inscrever no Prêmio LED – Luz na Educação
Publicado em: 18/08/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil
Publicado em: 18/08/2025 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto
Publicado em: 15/08/2025 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Publicado em: 15/08/2025 11h40 - em Secretaria Municipal de Educação