Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Centros Educacionais Unificados da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Diretoria Regional de Educação Butantã
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Relacionadas

Vou + longe: Secretaria Municipal de Educação lança material complementar para o Ensino Fundamental
Publicado em: 02/07/2025 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Nini Duarte celebra a música no Make Music Day
Publicado em: 01/07/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática
Publicado em: 01/07/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo para atuação em Classes Hospitalares
Publicado em: 01/07/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Parceria entre a SME e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Publicado em: 30/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação