banner do projeto a educação pode mais

A Educação Paulistana Pode +

Sobre o Programa

Período de execução: 2025 – 2030
Financiamento: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Órgão executor: Secretaria Municipal de Educação (SME)

 

O Programa A Educação Paulistana Pode + (AEPP +) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem como objetivo melhorar a qualidade e a equidade da educação nas escolas da Rede Municipal, fortalecendo as capacidades de gestão e inovação pedagógica da SME.

Com execução prevista entre abril de 2025 e abril de 2030, o Programa investe em ações integradas que articulam políticas pedagógicas, infraestrutura escolar e gestão eficiente, buscando garantir o direito à aprendizagem e com equidade e inclusão.

Objetivos específicos

  • Promover uma educação mais equitativa e inclusiva, apoiando práticas pedagógicas inovadoras e o uso de tecnologias educacionais;
  • Reforçar a capacidade da SME para gerenciar a expansão da educação em tempo integral e ampliar o alcance das políticas prioritárias;
  • Aprimorar sistemas, processos e práticas de gestão, fortalecendo a eficiência administrativa e a tomada de decisão baseada em evidências.

Componentes

  1. Ações Pedagógicas e Tecnologias Educacionais para Excelência e Equidade – desenvolvimento e atualização de políticas pedagógicas prioritárias (como alfabetização, equidade e tecnologias educacionais) e formações docentes.
  2. Padrões de Infraestrutura Pilotados e Atualizados – implementação de modelos de obras e melhorias de infraestrutura física e tecnológica das unidades educacionais, com foco em acessibilidade e sustentabilidade.
  3. Gestão Eficiente – modernização dos sistemas de informação, gestão de pessoas e processos institucionais, favorecendo o planejamento e o monitoramento estratégico da política educacional.

 

O AEPP + conta com empréstimo de até US$ 60 milhões do BID e contrapartida municipal de US$ 15 milhões. O Programa é coordenado pela Unidade de Gestão do Programa (UGP) da SME, seguindo as políticas de aquisições e gestão socioambiental do BID e as legislações nacionais e municipais aplicáveis.

Atualizado em: 19/11/2025

Documentos-chave: