Notícias
Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Iniciativa ambiental para crianças de 3 e 4 anos foi apresentada em seminário sobre educação para sustentabilidade na Itália
Publicado em: 18/07/2025 11h20 | Atualizado em: 18/07/2025
O Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, da DRE São Miguel, foi o único finalista brasileiro do Prêmio OMEP – Educação para a Sustentabilidade 2025, com o projeto ambiental “Cuidando do mundo da gente”. A iniciativa brasileira foi selecionada para a conferência internacional, promovida pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP).
A diretora do CEI, Érika Mayume, representou a unidade em Bologna, na Itália, durante o seminário internacional da OMEP, que aconteceu de 14 a 18 de julho. O projeto ambiental “Cuidando do mundo da gente”, único finalista do Brasil, foi apresentado com iniciativas do mundo todo e reforça o protagonismo da Educação Infantil brasileira no debate sobre sustentabilidade.
Desde 2017, crianças de 3 e 4 anos participam semanalmente de caminhadas pelo entorno da unidade para recolher o lixo descartado incorretamente. A atividade promove a conscientização ambiental desde a infância e reforça o vínculo das crianças com o território.
Durante a ação, os pequenos são divididos em duplas, acompanhados por um monitor, e utilizam coletes de identificação, luvas e sacos de lixo. As famílias também participam como voluntárias, contribuindo para reforçar o papel da comunidade na formação cidadã e ambiental das crianças.
Reconhecimento
O projeto já foi vencedor do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”, promovido pela Fundação Arcor. O concurso premia boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância no Brasil, na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos
Secretaria Municipal de Educação
Aproveite a oportunidade: estão abertas as inscrições para a Nova EJA e EJA Profissionalizante nos polos dos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Formação das Mães Guardiãs da Alimentação Escolar tem parceria com a UMAPAZ e visita ao Planetário do Parque do Carmo
Relacionadas

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Publicado em: 18/07/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos
Publicado em: 18/07/2025 12h36 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Publicado em: 18/07/2025 11h20 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel