• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Transporte Escolar Gratuito

O Transporte Escolar Gratuito (TEG) é um programa que garante o acesso à escola às crianças entre os 4 e 12 anos de idade, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, para as quais não foi possível disponibilizar uma vaga em uma unidade até 2 km de casa. Ele atende também estudantes com deficiência ou doenças crônicas que precisam de transporte para ir e voltar da escola, mesmo que morem a uma distância menor.

Essa distância entre a casa e a escola é calculada automaticamente pelo sistema Escola Online (EOL), a partir dos dados da matrícula, considerando a rota a pé. Se no percurso houver barreiras que representem um risco, como avenidas sem semáforo ou faixa de pedestre, a criança também poderá ser beneficiada, ainda que more a menos de 2 km quilômetros da escola.

Se a família recusar a vaga em uma escola próxima e optar por uma mais distante, a criança não terá direito ao TEG.

O passo a passo para solicitar o transporte escolar, alterar o endereço cadastrado ou reportar alguma falha na prestação do serviço está detalhado na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156:

O vídeo apresenta mais detalhes sobre o transporte escolar gratuito, que é gerido conjuntamente pela Secretaria Municipal de Educação (que cuida da ponte entre os condutores e as famílias) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transpores (que faz a gestão dos contratos).