Projeto Autosserviço

Autosserviço na EMEI
O que é o autosserviço?
O autosserviço é um sistema de distribuição de alimentação no qual o próprio estudante se serve, oferecendo condições para o desenvolvimento de mecanismos conscientes de escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Este processo estimula, portanto, a autonomia e é uma oportunidade para trabalhar valores culturais e simbólicos dos alimentos, convivência social e o desperdício.
Quem pode fazer?
Todas as UEs estão aptas a se candidatar para iniciar o projeto, desde que recebam a aprovação da CODAE.
Como iniciar o processo?
Para isso é necessário passar por todas as etapas detalhadas no fluxograma abaixo.
Atenção: é proibido iniciar o autosserviço sem autorização da CODAE via SEI, independentemente do tipo de gestão e do tipo de UE.
Fluxograma de implantação 2023
- 1 – Participação em formação: A ESCOLA faz curso online obrigatório. Mínimo de quatro (4) participantes por unidade: gestão, educador, quadro de apoio e nutricionista RT ou assessor.
➩
- 2 – Escrita do projeto: A ESCOLA elabora o projeto de implantação do autosserviço e envia ao cogestor junto aos certificados do curso.
➩
- 3 – Avaliação dos pareceristas: O COGESTOR encaminha o projeto para a avaliação do supervisor escolar e nutricionista da CODAE e verifica as respostas. Caso necessário, devolve à escola para ajustes. Se favoráveis, inclui processo no sistema SEI e encaminha a CODAE.
➩
- 4 – Implantação: Quando aprovado, as unidades receberão por e-mail a autorização para início do projeto de autosserviço. Aguarde! É proibido iniciar o autosserviço sem autorização da CODAE.
✓
Materiais de apoio para implantação
Inicie a formação online agora!
Observação: é necessário ter um e-mail “@edu” para realizar a formação. Se você não tem, veja como ter acesso ao e-mail no final da página, na sessão de perguntas frequentes.
E-book Implantação do Autosserviço na Alimentação Escolar: Guia
Acesse os materiais do curso baixe o modelo de projeto.
Tabela para cálculo do peso do prato padrão EMEI
Tabela para cálculo do peso do prato padrão EMEF
Tabela para cálculo do peso do prato padrão EJA
Informativo técnico sobre as formas de controle do número de refeições servidas
Atenção: materiais de apoio apenas para escolas de gestão terceirizada.
Dúvidas frequentes sobre o Projeto Autosserviço
Formação
Não é necessário inscrição para o curso, basta clicar no link do curso e iniciar as aulas (código da turma: xgpraom). O curso ficará aberto até 01/12/2023. Os certificados serão emitidos e enviados para o e-mail de inscrição no prazo de até 90 dias após conclusão de todos os módulos no Google Sala de Aula.
Observação: é necessário ter um e-mail “@edu” para realizar a formação (veja instruções nas perguntas a seguir).
O curso é obrigatório para pelo menos 4 participantes por unidade (gestor, educador, quadro de apoio e nutricionista RT/assessora) e é totalmente on-line. O curso tem carga horária de aproximadamente 6h, sendo composto por 4 módulos, incluindo vídeo aulas e questionários. Uma vez iniciado, o prazo máximo para conclusão é de 01/12/2023.
Para ter acesso ao Google Sala de Aula, todos (gestor, educador, quadro de apoio e nutricionista RT/assessora) precisam de um e-mail institucional @edu. Caso não tenham uma conta, a escola deve solicitar sua criação junto ao Suporte via canais de contato suporte@sme.prefeitura.sp.gov.br, telefone 4000-1763, Whatsapp (61) 3247-3192 ou do portal CitSmart e informar os dados dos funcionários: nome completo, RF (se funcionário público), RG, CPF, cargo/função, justificativa da criação do e-mail. É obrigatória a participação de uma equipe multidisciplinar com no mínimo 4 cursistas por Unidade Educacional (UE), conforme descrito no item 1 do fluxo de implantação.
Sim. A escola deve contatar a sua nutricionista RT/assessora para falar da participação da UE no curso e solicitar ao Suporte a criação do e-mail dele(a) também. Visto não terem RF, o e-mail vai seguir o padrão “[primeiro nome][último nome].[CPF]@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br”. As equipes das UEs devem ficar atentas para pedir a suspensão da conta de e-mail no caso do profissional cessar a contratação com a RME.
Não. O curso para a retomada do Autosserviço está formulado para apoiar as unidades que desejarem implantar e retomar os projetos de autosserviço. Neste momento e no formato atual, online e aberto, não se enquadra nas especificações do EDITAL SME Nº 10, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2021 (SME/COPED/NTF) para validação de formações para promoção e progressão funcional.
Você pode conferir os certificados do curso de 2022 aqui e poderá conferir os certificados do curso de 2023 aqui. Lembrando que apenas aqueles que concluírem todos os módulos recebem o certificado.
Escrita do projeto
No link de acesso e-book do curso (nesta página ou na plataforma do curso) você encontra o modelo de projeto e as referências bibliográficas sugeridas ou pode baixar o projeto clicando aqui.
Avaliação dos pareceiristas
Acesse este link com o passo-a-passo sobre como inserir o processo no SEI. Elaboramos uma planilha online de apoio para o acompanhamento dos projetos de autosserviço de cada DRE. Solicitamos que os cogestores registrem todos os projetos recebidos, a planilha pode ser solicitada por e-mail.
Outras dúvidas - para unidades terceirizadas totais
Máximo de 7 (sete) dias para implantação do sistema.
A unidade educacional, sendo obrigatório para EMEI, EMEI do CEMEI, EMEF, EMEBS, EMEFM e EJA
Não é obrigatório, no entanto a empresa deve fazer o controle de tempo e temperatura dos alimentos servidos.
A unidade educacional.
A unidade educacional.
A empresa, sendo a troca diária.
A unidade educacional.
Com a finalidade de sedimentar a ação de educação nutricional, no momento em que os alunos estão consumindo a alimentação escolar, os professores poderão consumir uma porção correspondente à metade do porcionamento previsto das preparações apresentadas no prato padronizado, pelo período de 1 (um) mês, durante a implantação do sistema de distribuição “autosserviço” na unidade, sem custos adicionais.
Contato
Envie um e-mail para smecodaeautosservico@sme.prefeitura.sp.gov.br .