Essa funcionalidade é implementada usando Javascript. Não pode funcionar sem ele
Escolamaisorganica

1º Encontro Municipal de Alimentação Escolar e Agroecológica
Para mantenedores e CEIs parceiros

⚠️Se você participou do evento, acesse aqui o seu certificado!

1° Encontro Municipal De Alimentação Escolar E Agroecologia 1 Programação do 1° Encontro Municipal De Alimentação Escolar E Agroecologia

📆 Data/Horário: 09/11/2022 (quarta-feira) das 8h às 14h30
👥Público-alvo: mantenedores dos Centros de Educação Infantil (CEI) Parceiros
📌Local: CEU Casa Blanca Prof. Solon Borges dos Reis
🔖Realização: SME/CODAE, SMDET/COSAN; Apoio: CAE, COMUSAN, Comissão Gestora da Lei de Orgânicos

Objetivo

Aproximar os mantenedores de unidades educacionais da Rede Parceira aos agricultores, tirar as suas dúvidas e apoiar a aquisição de frutas, verduras e legumes orgânicos ou de base agroecológica e a implementação de hortas escolares conforme previsto na Lei Municipal. Para este fim, a programação conta com palestras de representantes das secretarias integrantes do Plano de Ação do Decreto 56.913/16 (SME, SMS, SVMA e SMDET), pesquisadores, agricultores e educadores; Exposição de alimentos/agricultores; e mais.

Por que é importante?

É possível e acessível

Conheça o exemplo do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) e seu Programa CREN+Orgânico.

O CREN- Centro de Recuperação e Educação Nutricional em parceira com o Instituto Kairós deu início ao projeto CREN Mais Orgânico. A iniciativa visa introduzir alimentos orgânicos ou de base agroecológica nas refeições das crianças atendidas pelo CREN no Semi-Internato da Vila Jacuí. Essa ação está alinhada com a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15), , com meta progressiva de aquisição de alimentos 100% orgânicos ou de base agroecológica até 2026. Com a implementação do projeto CREN Mais Orgânico, a equipe pedagógica do Semi-Internato tem desenvolvido com as crianças oficinas sobre o patrimônio alimentar, os alimentos nativos, a história que os alimentos carregam, o simbolismo e os valores e o respeito ao meio ambiente. Dentre os resultados, tiveram a redução de gastos com a compra de FLV, diminuição do desperdício e da geração de resíduos.

 

Materiais do encontro:

Agroecologia Passo A Passo Para A Compra De Alimentos

Tutorial: Passo a passo da compra da agricultura familiar, urbana e agroecológica – SME/SMDET

Slides – Ana Flávia (Kairós) e Helga Kooro (COGED/SME)

1. Cadeias Produtivas Sustentáveis Maíra Bombachini Fgv Pages To Jpg 0001

Palestra: Cadeias produtivas sustentáveis – Maíra Bombachini (FGV)

2. Alimentação Escolar De Sp E Os Ceis Parceiros Fernanda E Wilson Sme Codae Page 0001

Palestra: Alimentação Escolar de São Paulo e os CEIs Parceiros – Fernanda Menezes e Wilson Pailo (NAAF/CODAE/SME)

3. Benefícios Do Consumo De Orgânicos Natalia Marques Unifesp

Vídeo: Benefícios do consumo de orgânicos – Natalia Marques (UNIFESP)

5. Agroecologia, Agricultura Local E Escolas Municipais Como Viabilizar Compras Para As Creches Direto De Agricultores Locais Lia E Mathews Smdet 01

Palestra: Agroecologia, Agricultura local e Escolas municipais – Lia Palm e Mathews Vichr (SMDET)

6. Cren+orgânico Adolfo Cren Pages To Jpg 0001

Palestra: CREN+Orgânico – Adolfo Mendonça (CREN)

 

Rede de apoio:

logotipo

SAMPA+RURAL

A plataforma da prefeitura Sampa+Rural reúne iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar. De forma simples, é possível encontrar dados sobre onde comprar produtos locais, quem são os agricultores da cidade e quem comercializa esses produtos. Você também pode cadastrar a horta da sua escola aqui e ter a chance de receber o Selo Sampa+Rural!! A plataforma traz ainda atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural e iniciativas da sociedade civil e poder público para tornar a cidade mais conectada às práticas sustentáveis.

Logotipo da Secretaria Municipal de Educação - Ir para a página principal

AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLÓGICA

Os alimentos da agricultura familiar já fazem parte dos cardápios escolares desde 2013 na cidade de São Paulo, e desde então, a quantidade e variedade de produtos não param de crescer. Acompanhe essa evolução e saiba mais sobre o trabalho e o compromisso da CODAE com a Agricultura Familiar. Em breve, lançamento de uma nova plataforma digital.

HORTAS ESCOLARES

Coletânea de materiais de apoio no site da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE/SME) sobre hortas escolares.

Meio Ambiente

VIVEIROS MUNICIPAIS

Os Viveiros Municipais produzem mudas de espécies vegetais ornamentais herbáceas, arbustivas e arbóreas destinadas às unidades municipais da cidade de São Paulo, para plantios em praças, parques, escolas, canteiros centrais e demais áreas verdes. São eles:

– Viveiro Manequinho Lopes, localizado no Parque Ibirapuera: produção de herbáceas e arbustivas. Produz PANC para atender demandas de escolas municipais; 

– Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo: produção de herbáceas e arbustivas. Produz PANC para atender demandas de escolas municipais;

 Viveiro Harry Blossfeld, localizado no Parque Cemucam (cidade de Cotia): produção de exemplares arbóreos    

Solicite mudas de hortaliças tradicionais (PANC) e frutíferas para plantio nas suas escolas!! Acesse aqui o tutorial. 

ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM (UMAPAZ)

Junto à sede da UMAPAZ no Parque Ibirapuera, a EMJ oferece cursos regulares de Jardinagem, Recursos Paisagísticos, Hortas, Sementes, Arborização, além de atividades de curta duração como palestras, oficinas, vivências, trilhas e minicursos. Possui um espaço educador, o Campo Experimental, onde são realizadas as aulas práticas e demonstrativas dos cursos regulares, oficinas, vivências, visitas monitoradas e dias de campo. Possui diversos cursos sobre horta para as suas escolas participarem!! Confira a programação mensal e o curso online “Encontros sobre Horta Agroecológica” no canal de Youtube da UMAPAZ.

ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS (UMAPAZ)

Instalada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, na região de Parelheiros (ZN), tem como objetivo difundir as práticas agroecológicas para uma agricultura mais sustentável, além de integração socioambiental para a população em geral. Algumas atividades oferecidas são: oficinas, cursos, trilhas, palestras, viveiro de mudas de PANC e Biblioteca de Sementes (em fase de implantação).

Possui 15 tecnologias sustentáveis implantadas como demonstração e 12 vitrines de vídeos disponíveis online aqui ensinando sobre a construção destas técnicas sustentáveis para aproveitamento de água de chuva, irrigação sem gasto de energia, armazenamento e tratamento de água de pias e chuveiros ecológicos, compostagem em pequenos espaços, aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos, entre outras técnicas que podem ser implementadas nas escolas e em toda comunidade. Contato: escoladeagroecologia@prefeitura.sp.gov.br 

Saúde

PROGRAMA AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS (PAVS/SMS)

O PAVS faz a gestão dos projetos socioambientais nas Unidades de Saúde (UBS) e pode apoiar as hortas escolares biodiversas e arborização, orientação sobre alimentação saudável, orientação para gerenciamento de resíduos nas escolas, dar informações sobre cuidados com água, ar e solo e também sobre a cultura e comunicação ambiental. Conforme a disponibilidade, eles podem ser procurados para oferecimento de atividades educativas e agendamento de visitas nas hortas pedagógicas de algumas UBS. O território de Santo Amaro/Cidade Ademar conta ainda com 2 viveiros que atendem demandas locais.

Oriente as suas escolas a procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima, estreitar parcerias e reconhecer outros apoios no seu território!! Confira aqui o mapa.

Logovivaagro Horta (2)

VIVA AGROECOLOGIA

Desde 2017, o Viva Agroecologia estimula, com diversos materiais educativos, a implantação da biodiversidade das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) na pedagogia, nas hortas e nos cardápios escolares, buscando contribuir com uma sociedade mais saudável, solidária e sustentável. O projeto buscou aplicar o que está previsto no Dec. 56913/16, que regulamentou a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15), que traz como um dos seus grandes focos a Educação Alimentar e Nutricional e o propósito de que a horta escolar biodiversa possa, quando possível, suplementar a alimentação escolar, propiciando a pedagogia prática e vivencial.

2023

Composição Da Comissão Gestora Da Lei De Orgânicos 2023.xlsx Planilha1 Page 0001(2)

2016Lista Comissão Gestora

Prefeitura Municipal de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020