Alimentação escolar no atendimento presencial

A Coordenadoria da Alimentação Escolar (CODAE) elaborou diversos materiais sobre a alimentação e cuidados no retorno às aulas presenciais para os gestores, cozinheiros escolares, estudantes, educadores e famílias.

Nos guias orientativos, você encontrará as recomendações mais atualizadas para organização das atividades.

Os materiais de apoio e vídeos vão te auxiliar na comunicação das principais mudanças na rotina para os diferentes públicos.

(Os materiais estão sendo atualizados em conformidade com os novos protocolos.)

Capa Guia Parceiras Set

Guia orientativo sobre alimentação escolar para o retorno às aulas

Versão: Setembro, 2021

Para unidades parceiras, SME Convênio, CECI e gestão direta da alimentação.

Capa Guia Terceirizada E Mista Set

Guia orientativo sobre alimentação escolar para o retorno às aulas

Versão: Setembro, 2021

Para unidades com gestão terceirizada e mista da alimentação.

Treinamento “Orientações sobre Alimentação Escolar no retorno às aulas”                        CODAE 2021

Para auxiliar na organização do retorno às aulas 2021 a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE)  elaborou para os CEIs Parceiros o treinamento online “Orientações sobre Alimentação Escolar no retorno às aulas”.

O vídeo é direcionado aos gestores, cozinheiros escolares e nutricionistas assessores dos CEIs Parceiros da Rede Municipal de Ensino do município de São Paulo. Após assistir a aula, para validação e certificação, cada um dos participantes deve preencher e  enviar esse Questionário de Avaliação (até dia 19/04/21).

Agradecimentos: CEI Parc. Jabaquara, CEMEI Profa. Leila Gallacci Metzker, EMEF Guimarães Rosa, Empresa Básica.

ATENÇÃO: VÍDEO ELABORADO DE ACORDO COM OS GUIAS ORIENTATIVOS SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA O RETORNO ÀS AULAS – FEVEREIRO 2021. PARA CONSULTAR A VERSÃO ATUALIZADA DO GUIA CLIQUE AQUI.

Hora de lavar as mãos – CEI, CCI e CECI

O vídeo “Hora de lavar as mãos” foi elaborado pela equipe da CODAE para orientar as crianças sobre a importância e o passo a passo para a higiene de mãos. Pode ser utilizado em atividades nas unidades educacionais e compartilhado com estudantes e famílias.
Juntamente com o vídeo foi elaborado para as unidades educacionais o cartaz informativo “Hora de lavar as mãos”. Clique aqui para acessar  o cartaz do vídeo.

Hora de lavar as mãos – EMEI, EMEFS, EJA, EMEFM, EMEBS

O vídeo “Hora de lavar as mãos” foi elaborado pela equipe da CODAE para orientar os estudantes sobre a importância e o passo a passo para a higiene de mãos. Pode ser utilizado em atividades nas unidades educacionais e compartilhado com os estudantes e famílias.
Juntamente com o vídeo foi elaborado para as unidades educacionais o cartaz informativo “Hora de lavar as mãos”. Clique aqui para acessar o cartaz do vídeo.

Hora de comer na escola

O vídeo “Hora de comer na escola” foi elaborado pela equipe da CODAE para informar os estudantes e famílias sobre os cuidados tomados com a alimentação escolar no retorno às aulas. Pode ser utilizado em atividades nas unidades educacionais e compartilhado com os estudantes e famílias.
Juntamente com o vídeo foi elaborado para as unidades educacionais o cartaz informativo “Hora de comer na escola”. Clique aqui para acessar o cartaz do vídeo.

Hora de beber água

O vídeo “Hora de beber água” foi elaborado pela equipe da CODAE para orientar as crianças, jovens e adultos sobre os cuidados no momento de tomar água na escola. Pode ser utilizado em atividades nas unidades educacionais e compartilhado com os estudantes e famílias.
Juntamente com o vídeo foi  elaborado para as unidades educacionais o cartaz informativo “Hora de beber água”. Clique aqui para acessar o cartaz do vídeo.

Agradecemos o apoio do CEI Jabaquara e da EMEF Guimarães Rosa.

Hora de voltar para a escola

O vídeo “Hora de voltar para a escola” foi elaborado pela equipe da CODAE para orientar os estudantes sobre os cuidados no retorno às aulas presenciais. Pode ser utilizado em atividades nas unidades educacionais e compartilhado com os estudantes e famílias.
Juntamente com o vídeo foram elaborados os modelos de cartazes de apresentação dos cardápios “Comida da escola” para auxiliar as unidades educacionais. Clique aqui para acessar os cartazes.

Agradecemos o apoio da EMEF Guimarães Rosa.

O que é comida de escola para você?

Sabe aquele cheiro de comida simples e gostosa? Tem na escola. Quer saber como é a comida dentro das escolas, veja esse vídeo.

Alimentação saudável na quarentena

Como se alimentar bem durante a quarentena? Veja essa e mais dicas nesse vídeo.

Mitos e verdades sobre alimentação e Covid-19

O vídeo “Mitos e verdades sobre alimentação e Covid-19″ foi elaborado pela equipe da CODAE para ser compartilhado com os estudantes e famílias.

Clique aqui para acessar o cartaz do vídeo.

Higienização de alimentos

A higienização adequada de alimentos tem sido reforçada durante a pandemia do novo coronavírus e muitas dúvidas têm surgido sobre o assunto.
Veja abaixo o vídeo sobre a forma correta de higienização de alimentos e embalagens, que deve ser adotada no dia a dia.