Notícias

Prefeitura de São Paulo firma protocolo com Sindicatos, normalizando o atendimento nas unidades de educação impactadas com a greve

Negociações com a categoria ratifica a valorização do piso inicial; o reajuste geral aprovado, inclusive em benefícios; a continuidade das discussões sobre carreira, fortalecimento da segurança no ambiente escolar, entre outros destaques

Publicado em: 22/05/2026 17h50 | Atualizado em: 25/05/2026
Tamanho Site (15)

A greve dos professores e servidores da rede municipal de ensino de São Paulo, com 2% de adesão em relação à quantidade total de servidores da educação, foi encerrada nesta quinta-feira (21), após a assinatura do Protocolo de Entendimento entre a Prefeitura do Município de São Paulo, representada pelas Secretarias Municipais de Gestão e Educação, e a Coordenação das Entidades Sindicais Específicas da Educação Municipal (COEDUC), composta por SINESP, SEDIN e SINPEEM.

O protocolo organiza e reafirma compromissos em relação à valorização dos profissionais da educação, abrangendo o reajuste da remuneração e o fortalecimento da educação pública, a regulamentação da compensação dos dias e horas não trabalhados durante a greve, garantindo que não haja prejuízo no pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), e retorno imediato às atividades.

O documento inclui ações voltadas ao bem-estar e à saúde ocupacional dos servidores, com foco na melhoria das condições de trabalho e no fortalecimento de medidas de prevenção e enfrentamento à violência nas unidades educacionais.

O protocolo prevê, ainda, ações voltadas à valorização da carreira e à formação dos profissionais da educação, com reuniões periódicas, debates sobre educação especial – especialmente para estudantes com TEA até 2026 – e oferta de capacitações. Também inclui medidas de gestão e infraestrutura, como modernização do Sistema de Gestão Pedagógica – SGP, monitoramento de obras e equipamentos, ampliação da transparência nas matrículas e garantia de vagas na educação infantil, além de reforço à segurança escolar, manutenção do diálogo com sindicatos e garantia do pagamento do PDE, com encaminhamentos jurídicos ligados à greve.

“A construção deste protocolo demonstra o compromisso da Prefeitura com o diálogo permanente e com a valorização dos profissionais da educação. Chegamos a um entendimento que garante o retorno das atividades, preserva o atendimento aos estudantes e estabelece avanços importantes para a rede municipal de educação”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Desde 2021, a Prefeitura tem investido de forma contínua na valorização dos servidores da Prefeitura de São Paulo, com mais de R$ 8 bilhões aplicados e um piso inicial de carreira em patamar acima do mínimo estabelecido pelo Governo Federal. A partir do mês de maio de 2026, os professores terão aumento de até 5,4% no piso inicial. Com isso, um professor em início de carreira, com jornada de 40 horas semanais, passará a receber R$ 5.831,88, valor 13,7% acima do piso nacional da categoria para 2026.

Os demais profissionais receberão 2,55% da segunda parcela de 2025 e 2% da primeira parcela de 2026 previstos na Lei nº 18.463/2026, num total de cerca de 4,6%, valor que poderá ser aumentado, tendo em vista a possibilidade do acréscimo de mais 1,48% ainda em 2026, se cumprida as condições fiscais indicadas na Lei. Os benefícios do Auxílio Refeição e Vale Alimentação também serão reajustados com os mesmos índices.

A íntegra do Protocolo de Negociações pode ser acessada aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de cinco pessoas em reunião sobre gestão de riscos sentadas ao redor da mesa.

SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025

Publicado em: 24/09/2025 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório com adolescentes e adultos no Instituto da Criança e do Adolescente.
Tamanho Site (6)

Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades

Publicado em: 24/09/2025 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (21)

Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Mulher com vestido vermelho e chapéu exibe premiação

Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

1 97 98 99 100 101 1.674