Notícias

Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado

A Prefeitura de São Paulo paga nesta sexta-feira (29/8) a primeira parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) de 2025

Publicado em: 29/08/2025 10h12 | Atualizado em: 29/08/2025

 

Prêmio considera a garantia das aprendizagens

Para as escolas de ensino fundamental e médio, 40% da composição do prêmio refere-se à assiduidade individual do servidor, 10% à frequência dos estudantes e 50% à evolução de aprendizagens da escola. Ou seja, o maior peso está, justamente, no desempenho obtido em sala de aula. É a primeira vez em que a Prefeitura vai pagar um prêmio (PDE) com foco nas aprendizagens, com garantia de alfabetização na idade certa e participação nas avaliações externas, assegurando oportunidades iguais a todos os alunos.

Mais que isso, o prêmio também estimula a redução das desigualdades educacionais: na segunda parcela, haverá um adicional para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens coletivas sem deixar ninguém para trás, ou seja, garantindo não apenas que a média da escola aumente, mas que haja redução no número de estudantes abaixo do básico, grupo com a menor proficiência.

O valor, do PDE, de R$ 206 milhões contempla 88 mil servidores e é 14% superior ao pago em 2024. O segundo repasse ocorrerá até abril de 2026. O valor total pago aos servidores, somadas as duas parcelas, é de R$ 7.800. Para gestores de escolas de ensino fundamental e médio, esse total pode chegar a R$ 12.700. Além disso, todos aqueles que não tiverem nenhuma ausência computada receberão um adicional de R$ 1.800 ao ano.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental diminuir a porcentagem de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico. “Tal combinação é uma inovação importante e pouco comum, mesmo em modelos de remuneração deste tipo em outras redes de ensino do Brasil. Assim, a Prefeitura de São Paulo inova ao priorizar também a redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes”, afirmou.

Na pré-escola, uma etapa obrigatória de ensino no Brasil, também haverá premiação pela frequência das crianças. É um reforço do compromisso da Prefeitura com uma série de ações para garantir a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão.

Confira mais notícias sobre o PDE:

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (21)

Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Mulher com vestido vermelho e chapéu exibe premiação

Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Camila Pitanga em um cena do filme Malês, dirigido por Antônio Pitanga.

CEU São Miguel recebeu Antônio Pitanga para bate-papo na pré-estreia do filme “Malês”

Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cadeira de rodas com tubos de pvc

Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis

Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Crianças em uma quadra jogando futsal. Na imagem, há o detalhe de um rede da trave de futebol.

Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital

Publicado em: 20/09/2025 10h56 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 97 98 99 100 101 1.673