Notícias
Encerramento do Projeto Scholas Cidadania
Evento promove a participação e o compromisso cidadão a favor do bem comum
Publicado em: 31/10/2016 15h12 | Atualizado em: 30/11/2020
Na manhã da última sexta, 28, o Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra, localizado na região de Interlagos, recebeu o evento de encerramento do Projeto Scholas Cidadania. Coordenado pelo Instituto Olga Kos, o projeto tem como objetivos impulsionar a cultura do encontro entre estudantes provindos de diferentes contextos, promover a participação e o compromisso cidadão a favor do bem comum, além de favorecer o pluralismo social, cultural e religioso, engajando os jovens em uma construção social.
Durante a semana de imersão, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de outubro, os jovens participaram de uma série de atividades para identificar os problemas, eleger o que eles consideram prioritários e juntos buscarem as melhores soluções.
No último dia, representantes dos cerca de duzentos jovens participantes apresentaram um resumo das propostas que tiveram como eixos temáticos a Educação – Sistema Educacional e seus desafios na cidade de São Paulo e a Intolerância – racial, gênero, religião e social para a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, a Primeira-Dama e Coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e o Presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, Wolf Kos.
Projeto Scholas Cidadania Brasil – Scholas Cidadania é um programa educativo para a formação de estudantes do nível médio, cursando o penúltimo ano, que pretende aproximá-los da sua realidade mais próxima através de um esquema que resgate a importância da participação e do compromisso social, cívico e político. Esse programa busca gerar um âmbito de aproximação às problemáticas cotidianas da comunidade de cada estudante, partindo de uma perspectiva construtiva, na qual o jovem participe mediante uma investigação e posterior apresentação de propostas e de soluções.
O Brasil é o 16º país a receber o programa, que já passou por Argentina, Haiti, Paraguai, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Itália, Estados Unidos, Cuba, Índia, Filipinas, França, Egito, Austrália, Moçambique e Nigéria e já teve debatidos assuntos como deficiências no sistema educacional e de saúde, insegurança, gravidez precoce, bullying, discriminação, suicídio entre jovens, vício em drogas, homofobia e corrupção.
Sobre o Instituto Olga Kos – Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) desenvolve projetos artísticos e esportivos para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades
Publicado em: 24/09/2025 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel recebeu Antônio Pitanga para bate-papo na pré-estreia do filme “Malês”
Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro