Notícias

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Unidades desenvolvem atividades pedagógicas que incentivam reflexão, protagonismo e enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em: 26/03/2026 15h13 | Atualizado em: 30/03/2026
Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o "Mês da Mulher".

Separadas por cerca de 47 quilômetros, duas escolas municipais mostram que a distância geográfica não impede a construção de caminhos pedagógicos em comum. Durante o Mês da Mulher, estudantes, educadores e comunidades escolares se mobilizaram em ações de conscientização sobre a valorização das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. 

Entre as ações de destaque, uma passeata silenciosa mobilizou a comunidade escolar na EMEF Jardim da Conquista, na região de Perus. Vestidos de preto e com cartazes, estudantes, professores, funcionários e famílias percorreram o entorno da escola, chamando a atenção para a importância do tema e promovendo reflexão coletiva por meio do silêncio. 

Já na zona Leste, a EMEF Roquette Pinto produziu uma intervenção audiovisual inspirada na música “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares, que trouxe um olhar sensível sobre a urgência de romper o silêncio diante da violência contra a mulher. Clique aqui e assista ao vídeo. Com participação de estudantes e mulheres da comunidade escolar, o vídeo apresenta mensagens de conscientização e reforça a importância da denúncia e das redes de apoio. 

Mobilização na zona Norte

Na EMEF Jardim da Conquista, as ações fazem parte de um trabalho contínuo baseado nos Direitos Humanos e no Projeto Político-Pedagógico da unidade, que valoriza a educação integral, inclusiva e antirracista. Ao longo do Mês da Mulher, estudantes participaram de atividades sobre a temática das mulheres, com discussões, dados e referências de personalidades femininas, ampliando o repertório cultural e o pensamento crítico. 

A unidade também contou com a parceria do programa Inspiring Girls, voltado às estudantes dos 4º e 5º anos, com foco na ampliação de horizontes e incentivo a projetos de vida. Como parte da programação, estão previstos desfiles temáticos de personalidades femininas, fortalecendo o protagonismo estudantil e a valorização das contribuições das mulheres na sociedade. 

As ações serão encerradas com desfiles temáticos sobre personalidades femininas, nos quais os estudantes irão apresentar e narrar as trajetórias de mulheres importantes. Os desfiles estão previstos para acontecer nos dias 27 e 31 de março.  

Diferentes linguagens na zona Leste

Na EMEF Roquette Pinto, as atividades no Mês da Mulher se desenvolvem por meio de diferentes linguagens e envolvem os estudantes em momentos de reflexão e produção. Além da intervenção audiovisual, a unidade promove rodas de conversa e atividades pedagógicas sobre conscientização e valorização das mulheres. 

Entre as iniciativas, está um mural que destaca mulheres importantes do Brasil e do mundo, ampliando o repertório cultural e incentivando reflexões sobre igualdade e representatividade. Outras ações incluem atividades de teatro sobre feminicídio, com orientação sobre redes de proteção e denúncia, além de práticas de leitura que valorizam autoras e o protagonismo feminino. 

Nesta quinta-feira (26), acontece mais uma sessão do “Leituraço Março Mulher”, em que professores selecionam obras sobre empoderamento feminino e vivências das mulheres. Após a atividade, os estudantes do Ensino Fundamental II apresentam o teatro “A semente do silêncio”, que propõe reflexão sobre relacionamentos abusivos e feminicídio, além de orientar sobre formas de denúncia, com destaque para o Ligue 180. A sugestão é que a discussão tenha continuidade em sala de aula. 

Fique por dentro das notícias da Rede Municipal de Ensino.

Confira a galeria de imagens:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (6)

Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades

Publicado em: 24/09/2025 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (21)

Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Mulher com vestido vermelho e chapéu exibe premiação

Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Camila Pitanga em um cena do filme Malês, dirigido por Antônio Pitanga.

CEU São Miguel recebeu Antônio Pitanga para bate-papo na pré-estreia do filme “Malês”

Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cadeira de rodas com tubos de pvc

Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis

Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

1 96 97 98 99 100 1.672