Notícias

Escola de Pirituba realiza Chá Literário para apresentação da AEL Márcia Pitta

Evento ocorreu na EMEF Doutor José Kauffmann e contou com a presença da escritora homenageada

Publicado em: 20/06/2017 17h15 | Atualizado em: 30/11/2020

Escola_Pirituba_realiza_Cha_literario_AEL_Marcia_Pitta_740_x_430.jpg

Sob a orientação das professoras Marivalda Fontanete, coordenadora dos Estudos Literários, e Maurizalen Ávila, coordenadora das Atividades de Teatro, foi oficializada a AEL – Academia Estudantil de Letras da EMEF Doutor José Kauffman com um Chá Literário aberto à comunidade escolar.

Realizada no dia 30 de maio, a atividade contou com a presença da Diretora Regional da DRE Pirituba/Jaraguá, Aurora Maria Fernandes, da diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Regina Brunhs Rossini Andrade e da formadora dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL) da região e Coordenadora da AEL, Edileusa Andrade de Carvalho Araujo Costa, além da idealizadora do projeto e coordenadora da AEL na Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha.

A escritora Márcia Pitta foi escolhida como patrona literária da instituição. Na ocasião, as crianças a homenagearam declamando texto de autoria dela. A autora fez um discurso emocionado em agradecimento. “Temos muitas palavras para representar o que sentimos. No entanto, eu não encontro a palavra que expresse a sensação, a gratidão e a emoção que senti nesta tarde, hoje. Foi realmente uma tarde maravilhosa, com crianças que vão além da emoção e com uma Equipe Escolar comprometida, todos muito especiais”, disse Márcia.

As autoridades presentes falaram da importância do projeto para os alunos. A coordenadora da AEL da DRE Pirituba, Edileusa Andrade de Carvalho Araújo Costa, ressaltou o protagonismo dos alunos no projeto. “A Academia Estudantil de Letras potencializa a função humanizadora da Literatura. Quando se encantam, identificam-se, reconhecem-se e escolhem no processo um amigo literário, dá-se aí o protagonismo dos meninos e meninas. Humanizando-se, eles se veem e veem os outros como seres potentes e criativos, doam sua voz, seu corpo, suas emoções, declamando uma poesia, dramatizando uma obra. Com isso, o protagonismo se dá a todo instante”, comemora a coordenadora.

A professora Suelizinha lembrou que na data se comemorava 12 anos da fundação da primeira AEL, na EMEF Padre Antonio Vieira, zona leste de São Paulo. O diretor da escola, Klinger Ferretti, a Coordenadora Pedagógica, Gabriela Sarij, e a Assistente de Direção Acácia Pedronez também falaram do valor da atividade educativa.

A AEL Márcia Pitta será oficialmente fundada em solenidade de posse dos alunos acadêmicos no segundo semestre do ano.

Acesse a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do encontro Café Com Prefeito Ricardo Nunes em uma sala com diversas pessoas da comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de São Paulo.
Imagem com o fundo branco e o texto VII Educapenha

CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha

Publicado em: 30/09/2025 4h53 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de muitas pessoas adultas e crianças na celebração da EMEI Machado Assis em seus 50 Anos.

EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina 

Publicado em: 30/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Tamanho Site (10)

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro

Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do joelho para baixo de pessoas caminhando para notícia sobre Setembro Amarelo.
1 94 95 96 97 98 1.672