Notícias
Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar
Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades
Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.
Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.
No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.
A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.
No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.
Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.
A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.
De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Programa "Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Relacionadas

Estudantes do Ensino Médio das escolas municipais participam de Provão Paulista Seriado
Publicado em: 29/10/2024 8h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP lança licitação para construção de seis novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) nas zonas Sul, Leste e Norte de São Paulo
Publicado em: 28/10/2024 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e jovens exploram a história do cinema na Cinemateca Brasileira durante o Recreio nas Férias
Publicado em: 28/10/2024 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias leva crianças até o Posto de Bombeiros da Vila Mariana
Publicado em: 28/10/2024 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Contratação de temporários durante o período eleitoral
Publicado em: 11/09/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação