Notícias
SME aplica Prova Semestral 100% digital a 190 mil estudantes do ensino fundamental
Avaliação faz parte do sistema que mensura os índices de aprendizagem na Rede Municipal
Publicado em: 24/08/2022 15h13 | Atualizado em: 24/08/2022
Depois da Prova SP, a Secretaria Municipal de Educação volta a aplicar uma nova avaliação diagnóstica, a Prova Semestral, no formato 100% online. A aplicação, feita pelas próprias escolas por meio dos tablets distribuídos aos estudantes e do Laboratório de Educação Digital (LED), foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até a próxima sexta-feira (26).
Estão sendo avaliados cerca de 190 mil estudantes, matriculados nos 3º, 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos dos 3º anos respondem questões de língua portuguesa, matemática e ciências naturais. Já os dos demais anos, além dessas provas, têm, ainda, a avaliação de ciências humanas.
Cada uma das disciplinas é abordada em um caderno com 26 questões. Embora diferentes, os cadernos têm dificuldade equivalente e podem ser comparados, graças à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as avaliações e itens foram elaborados pela COPED/ NTA, departamento da própria SME. Há versões das provas em Libras para alunos surdos e audiodescrição para alunos com cegos.
A escola tem liberdade para aplicar as avaliações no dia que desejarem. Além dos tablets, os gestores e professores podem utilizar os computadores dos laboratórios de informática das escolas.
A Prova Semestral está sendo aplicada depois de seis meses da Prova SP e vai apontar os índices de proficiência em cada uma das disciplinas adquiridos pelos estudantes desde o início do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Com os resultados, será possível comparar o aprendizado por estudantes por turma, série, escola e Diretoria Regional.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Estudantes do MOVA participam de atendimento oftalmológico no CEU Jambeiro
Publicado em: 03/10/2025 11h24 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades
Publicado em: 03/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projetos esportivos fortalecem habilidades e fomentam a inclusão nas unidades da DRE Guaianases
Publicado em: 02/10/2025 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Curso online de Ética no Serviço Público está disponível para servidores da SME
Publicado em: 02/10/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Mário Marques promove Piquenique Literário para incentivar a imaginação e o gosto pela leitura desde a infância
Publicado em: 02/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga