Notícias

Estão abertas as inscrições para o EducaVest, cursinho pré-vestibulinho gratuito para os estudantes da Rede Municipal de São Paulo

Neste ano a iniciativa foi ampliada para 32 polos localizados nos CEUs espalhados por todas as regiões da cidade 

Publicado em: 28/03/2025 13h55 | Atualizado em: 28/03/2025
Educavest

Para complementar as aprendizagens e ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Médio nas Instituições de Ensino Técnico como as Etecs, a Secretaria Municipal de Educação (SME) criou o EducaVest-SP, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da Rede Municipal de Ensino.

As inscrições estão abertas nos 32 polos espalhados nos CEUs com mais de 1.100 vagas disponíveis. Os interessados devem comparecer no polo de formação do CEU de interesse com documento de identidade do estudante e do responsável. As aulas estão previstas para começarem na segunda-feira (31) com turmas no período da manhã das 10h30 às 12h45, da tarde das 12h30 às 14h15 e das 14h às 16h15 e da noite das 19h às 21h15. 

A partir do dia 27 de abril as vagas remanescentes poderão ser ofertadas para os estudantes matriculados no 8º ano na Rede Municipal de Ensino. Para conferir a lista de polos e os horários das turmas acesse: https://drive.google.com/drive/folders/108hi5HdJlr06KlUNrbZwvUQfeahRtGDo.

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etecs, sendo que 7 estudantes ficaram em primeiro lugar na classificação. 

A iniciativa começou como um projeto piloto no ano passado com 13 polos e surgiu como resposta a uma demanda apresentada pelos estudantes no 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis em 2023, com o objetivo de complementar o ensino regular e ampliar o acesso a instituições de ensino técnico. 

Com o sucesso da iniciativa, a Prefeitura de São Paulo ampliou o número de polos para 32, todos localizados em Centros Educacionais Unificados (CEUs), permitindo que mais estudantes tenham acesso à preparação para os processos seletivos das Etecs e outras instituições. 

Parceria com as ETECs 

A SME também conta com uma parceria com o Centro Paula Souza (CPS) que permite que os Centros Educacionais Unificados (CEUs) sejam polos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) com cursos técnicos gratuitos. Neste ano são 47 CEUs com polos da ETEC, além da EMEFM Prof. Derville Allegretti. O convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de São Paulo funciona no modelo de classe descentralizada, em que o Centro Paula Souza cria novas turmas, aproveitando a infraestrutura existente.

Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, fornece os professores, a equipe de apoio e a certificação dos estudantes. Já a SME disponibiliza a infraestrutura e a alimentação. O processo seletivo para ingressar nos cursos modulares é realizado por vestibulinho, que acontece semestralmente (junho e dezembro). Neste ano a SME também anunciou a ampliação da parceria para a para oferta da modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico (MTec) com habilitação em Administração, Logística, Eventos, Recursos Humanos, Marketing e Serviços Jurídicos em 17 polos do CEUs espalhados pela cidade. 

Essa modalidade é voltada para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Ao completar o curso, além de ter concluído o Ensino Médio, o estudante receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior. A matriz curricular inclui componentes curriculares voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. As aulas acontecem de maneira presencial em meio período (noturno).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673