Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano

Anúncio foi realizado pelo Secretário Fernando Padula durante evento internacional que reuniu lideranças e especialistas da área

Publicado em: 14/03/2025 10h53 | Atualizado em: 14/03/2025
Professora de Ensino Fundamental

Nesta quinta-feira (13) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anunciou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), que está sendo apelidada como “Enem dos Professores”, que foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi realizado pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, durante o “Encontro Anual Educação Já” que reuniu na capital paulista lideranças e especialistas do Brasil e do mundo para debater políticas públicas educacionais. 

A PND será aplicada pelo INEP e as redes públicas de ensino poderão utilizar os resultados da prova como critério exclusivo ou complementar na seleção de novos docentes para a educação básica. O exame será voltado para os concluintes de licenciaturas e licenciados e em sua primeira edição avaliará as seguintes áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.

O Secretário Fernando Padula destacou que o exame vai de encontro às políticas públicas da pasta para qualificação e formação dos profissionais que estão pautadas em alguns tripés como valorização da carreira, melhorar os critérios de seleção e estímulo aos estudantes de licenciatura. “São Paulo recebe com muita alegria e entusiasmo essa prova. Acho que ela está totalmente aderente ao que a Rede Municipal está fazendo nos últimos anos. Trabalhamos nesses dois pilares: tornar a carreira mais atrativa e melhorar a barra de seleção”, enfatizou o Secretário. 

Padula também destacou que no último concurso realizado pela pasta foi incluída uma etapa com prova prática para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Também acrescentou que outra importante ação para incentivo aos estudantes de licenciatura são os estágios nas unidades educacionais da Rede Municipal em dois programas: o “Parceiros da Aprendizagem” para atuação na fase de alfabetização e o “Aprender sem Limites” para atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. São mais de 11 mil estagiários na Rede Municipal da capital paulista.  

“Só reafirmando que São Paulo aderiu ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e à Política de Educação Integral. Portanto é uma continuidade de parceria entre os governos federal e municipal da capital e vai ao encontro da qualificação dos profissionais que estamos trabalhando”, finalizou o Secretário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673