Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebe ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024

Reconhecimento celebra as políticas públicas de alfabetização no município

Publicado em: 06/12/2024 17h52 | Atualizado em: 06/12/2024
Fotografia de estudante do ciclo de Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi contemplada na categoria ouro com o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reconhece boas práticas na alfabetização de crianças em todo o Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 5 de dezembro, e celebra o comprometimento de secretarias estaduais, municipais e distrital com a Política Nacional de Alfabetização.

Alfabetização na Rede Municipal de Educação

Anualmente, mais de 45 mil crianças ingressam no ciclo de alfabetização na Rede Municipal de Ensino e, além dos professores do turno regular, é disponibilizado um Professor de Apoio Pedagógico (PAP), que atua na recuperação paralela no contraturno – todas as turmas de 2º ano possuem esse professor. Também há estagiários do Programa Parceiros da Aprendizagem, em todo ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano).

A SME promove ainda a formação continuada dos professores e eles entram em Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), para estudo, discussões formativas nas escolas e também nas DREs para refletir e aprimorar sua prática. Para apoiar as ações na sala de aula, foram distribuídos kits de experiência pedagógica, que ajudam professoras e professores a organizarem aulas mais estimulantes.

O reconhecimento reforça o compromisso de anos da Secretaria Municipal de Educação com a promoção de políticas públicas com foco na alfabetização inicial e a garantia de uma educação pública de qualidade, com base nos princípios fundamentais do Currículo da Cidade de São Paulo que são: Educação Integral, Equidade, Educação Inclusiva para a garantia do direito à alfabetização para todas as crianças.

Sobre o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Ele está dividido nas categorias bronze, prata e ouro e visa reconhecer e valorizar o trabalho das secretarias de educação que contribuíram significativamente para os avanços na alfabetização de crianças brasileiras.

O recebimento do Selo na categoria ouro revela o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação com a implementação de ações para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças e a consolidação dos processos de leitura e escrita, para a sua participação plena na sociedade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673