Notícias

Fotolivro sobre diversidade é elaborado por professores da rede municipal para ser utilizado entre os alunos

Ação fez parte do projeto “É Legal Ser Diferente”, que busca trabalhar a questão das diferenças étnico-raciais e culturais em sala

Publicado em: 16/11/2017 13h44 | Atualizado em: 30/11/2020

legal_ser_diferente_740_x_430.jpg

Crianças e professoras das turmas Berçário II – AB e Mini Grupo I – AB, do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Aparecida Nascimento, elaboraram em conjunto um livro com fotos de alunos e seus familiares para evidenciar a diferença entre eles e mostrar que ser diferente é normal, ensinando assim sobre a importância da tolerância com o outro e a valorização das características étnico-raciais e culturais de cada um.

A iniciativa partiu da necessidade de se trabalhar tais questões com as crianças desde muito pequenas, para que cresçam conscientes da importância do respeito às diferenças. As professoras, então, decidiram formar rodas de conversas entre as crianças após contações de histórias abordando o tema, onde os próprios alunos apontavam as principais diferenças entre eles. Surgiu então a ideia de fotografá-los e montar um fotolivro para apresentar na Mostra Cultural que acontece anualmente no CEI.

Os pais aprovaram a iniciativa e adoraram o resultado. Devido ao sucesso que o fotolivro fez durante o evento “Família na Escola”, as professoras decidiram incluir também fotos das famílias das crianças. Ao conferirem o trabalho pronto, os alunos ficaram felizes e entusiasmados por verem a si mesmos e os familiares em um livro. As professoras responsáveis pelo trabalho foram Edna Magalhães, Rosangela Araújo, Mércia Marioti, Sandra Silva e Cátia Marques.

O Projeto “É legal ser Diferente” foi elaborado a partir de uma atividade proposta no Projeto Especial de Ação (PEA), em que todas as turmas deveriam desenvolver uma atividade que contemplasse as diferenças étnico-racial e cultural. Após a formação do PEA, que dissertava sobre as diferenças raciais com a apresentação de vídeos das músicas “Ninguém é igual a Ninguém” e “Normal é ser diferente”, os professores deram início à organização da atividade em suas respectivas salas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 7 8 9 10 11 1.673