Notícias

4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reunirá mais de 3 mil participantes nesta terça-feira

Evento terá oito oficinas sobre temas relacionados à comunidade escolar

Publicado em: 05/12/2023 9h00 | Atualizado em: 04/12/2023

Arte com fundo branco e desenhos abstratos coloridos. Se lê "4º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis".
A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (5), das 9h às 17h, 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis no Pro Magno. O encerramento vai contar com show da Banda Engrenagem Urbana.

O encontro reunirá 3.100 pessoas entre estudantes e educadores das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs da Rede Municipal de São Paulo.

O objetivo é reunir os estudantes gremistas e proporcionar momentos de discussões sobre as questões e experiências vividas por eles no dia a dia da escola durante o ano letivo.

Com o intuito de promover a participação dos estudantes gremistas em discussões que contemplem as diversas temáticas vivenciadas por eles e toda a comunidade escolar, serão realizadas 8 oficinas, divididas em salas para grupos de 300 pessoas.

A programação, inclui, ainda um minicongresso que será realizado no espaço da grande plenária para cerca de 600 pessoas. O minicongresso terá como articuladores os 13 Grêmios escolhidos pelas DREs para homenagem “Grêmio Estudantil em Destaque”.

Oficinas sobre temas diversos
As oficinas serão realizadas em parceria com profissionais da SME e de outras Secretarias Municipais parceiras. Saiba quais serão:

Oficina 1 – Grêmio em foco: Transformando ideias em ações. Os líderes estudantis vão aprender como elaborar um plano de ação eficaz que seja capaz de traduzir as visões e ideias dos estudantes em ações concretas, promovendo um ambiente escolar mais participativo e engajado.

Oficina 2 – Construindo Pontes de Respeito: Educação para Relações de Gênero, Sexualidade e Diversidade no Grêmio Estudantil. Propõe uma abordagem interativa sobre educação para relações de gênero, sexualidade e diversidade para construir uma comunidade estudantil consciente, respeitosa e mais aberta para a diversidade.

Oficina 3 – Hackaton com A ADE Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento). É uma maratona de tecnologia com foco em desenvolver soluções para problemas enfrentados pela organização/entidade.

Oficina 4 – Grêmio Antirracista. Visa discutir o papel do Grêmio Escolar no combate ao racismo, sobretudo, em perspectivas de prevenção e resolução positiva de conflitos.

Oficina 5 – Instituto Vladimir Herzog – Democracia?! Para que? O que nos ensina o Portal Memórias da Ditadura. Serão apresentadas as mudanças realizadas no Portal Memórias da Ditadura. Após reformulação, o Portal Memórias da Ditadura conta com novidades em seu conteúdo e navegabilidade. Junto à apresentação, será realizada uma oficina com os estudantes com base nas informações e materiais contidos no site e que trabalhará conceitos como democracia, justiça e mobilização social.

Oficina 6 – Culturas em Conexão: Movimentos Possíveis. Reflexão sobre pluralidade cultural e artística presente nos territórios e sua relação com os espaços externos, considerando a constante fluidez das expressões, produções e linguagens dos estudantes e da comunidade escolar.

Oficina 7 – Conhecer para Incluir. Objetivo de sensibilizar os estudantes dos Grêmios Estudantis das Unidades Escolares da RME, sobre a temática das pessoas com deficiência em situações cotidianas.

Oficina 8 – ODS e Práticas Estudantis Sustentáveis. Busca ampliar o conhecimento sobre o papel estudantil na implementação dos ODS e inspirar iniciativas que colaborem com um mundo mais sustentável.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673