Notícias

Último dia do Congresso Municipal terá Djamila Ribeiro, Carla Akotirene e premiação do Educador em Destaque 2023

Premiação destina R$ 27 mil aos cinco primeiros projetos classificados na categoria “Professor em Destaque; a cantora Ana Carolina fará o show de encerramento desta sexta-feira (6)

Publicado em: 06/10/2023 8h42 | Atualizado em: 06/10/2023
Fotografia mostra Djamila Ribeiro no palco do Congresso Municipal de Educação.

Djamila Ribeiro e Carla Akotirene abrem os debates sobre “Educação Pública de Qualidade”, às 9h30, nesta sexta-feira (6), na primeira conferência do último dia do Congresso Municipal de Educação. Na sequência, às 11h15, será momento de refletir sobre “Educação é direito: Educação Inclusiva” com Silvana Drago, Vera Capellini, Renan Rodrigues de Souza e Klaus Schlunzen. 

O terceiro dia de Congresso também será marcado com a Premiação do Educador em Destaque – 2023, que ocorrerá das 17h às 20h, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes. A cantora Ana Carolina fará o show de encerramento com “Ana Canta Cássia”. 

A iniciativa ‘Educador em Destaque’ destina R$ 27 mil em prêmios aos cinco primeiros projetos classificados da categoria “Professor em Destaque” e presta homenagens aos selecionados nas categorias: ‘Professor Emérito’, ‘Gestor Emérito’, ‘Analista Emérito’, ‘Apoio Emérito’ e ‘Nutricionista Emérito’.

Mais um dia recheado de atividades

O período da tarde, das 13h às 14h30, contará com momentos de interações sobre avaliação formativa, Educador Pesquisador – Educação de Jovens e Adultos,  oficinas com temas que vão desde estratégias pedagógicas para uso de tecnologias em sala de aula e a utilização de Tecnologia Assistivas até aventura como prática corporal na escola, entre outros. 

Haverá, ainda, relatos de práticas sobre Educação Antirracista e Matemática, e rodas de conversa sobre diversidade, cultura e arte como caminho para a educação integral e políticas públicas para pessoas com TEA.

As atividades continuam, das 15h às 16h30, com outras oficinas, relatos de prática e rodas de conversa. Neste horário, no espaço Café com Autores estarão presentes Rosana Rios, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Eva Furnari, José Roberto Torero e Ricardo Azevedo.

A programação completa pode ser conferida no site do evento: https://congressomunicipal.sme.prefeitura.sp.gov.br (Link para um novo sítio)

Haverá transmissão simultânea da programação do Auditório Emília Ferreiro no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação. (Link para um novo sítio)

6ª edição do Congresso da Rede Municipal de Ensino

Com o tema “Conectar Saberes para uma Educação Transformadora”, a expectativa é atingir a participação total de cerca de 15 mil profissionais. A iniciativa oferece espaços de reflexão sobre educação, compartilhamento de projetos e ações dos educadores da Rede Municipal na perspectiva da equidade, educação inclusiva e integral envolvendo estudantes de todos os ciclos de ensino. Há discussões simultâneas em diferentes espaços com vivências, relatos de práticas e rodas de conversa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673