Notícias

Mães iniciam trabalho nas escolas municipais de São Paulo nesta segunda-feira

No primeiro dia, 3.156 mulheres já assumiram suas vagas nas unidades educacionais, onde atuarão na implementação dos protocolos sanitários

Publicado em: 01/03/2021 12h46 | Atualizado em: 02/03/2021
Mães em ambiente escolar conversam com diretor - inicio no trabalho nas escolas municipais

Mães conversam com diretor da EMEF Fernando Azevedo

Começou hoje (1º de março) o trabalho das mães escolhidas para participar do Programa Operação Trabalho (POT) Volta às Aulas. Das 4.543 mulheres selecionadas inicialmente, 3.156 compareceram entre sexta-feira e domingo aos postos aos postos do CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho e tiveram suas contratações oficializadas.

As mulheres que foram convocadas para o cargo, mas não puderam comparecer nos dias agendados, ainda podem procurar um dos 13 postos do CATE entre 10h e 16 h para regularizar sua situação

São pré-requisitos para aderir ao projeto ter mais de 18 anos, residir na cidade de São Paulo, estar desempregada há mais de quatro meses, não receber benefícios como seguro-desemprego e não ter renda familiar superior à metade do valor do salário mínimo.

Elas auxiliarão na implementação do cumprimento dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas unidades de ensino municipais e receberão um benefício de R$ 1.155,00 mensais. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho de São Paulo.

No total, serão aplicados R$ 34,7 milhões. As inscrições reuniram um total de 91.783 mulheres, média de 20 candidatos por vaga.

Prioritariamente, o programa admitiu mães de alunos de escolas públicas ou mulheres que morem nas comunidades onde elas estão situadas, com idades entre 18 e 50 anos. A carga horária será de 30h semanais, divididas em 24 horas de atividades nas frentes de trabalho e seis horas destinadas a cursos de qualificação profissional. O tempo do contrato será de 6 meses.

Cada uma das 1.535 unidades da rede municipal de ensino manterá três mulheres selecionadas para o projeto e 20% das vagas foram destinadas preferencialmente a jovens com idades entre 18 e 24 anos.
Entre as funções desempenhadas pelas inscritas no programa está a constante conscientização e orientação com respeito às normas de distanciamento social e ao cumprimento das determinações dos protocolos sanitários. As vagas serão distribuídas entre unidades educacionais espalhadas pelas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs). O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou que essas mulheres não substituirão os trabalhadores efetivos ou terceirizados que atuam nas unidades educacionais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673