Notícias
Projeto Brincar recebe prêmio internacional como Prática Inovadora em Educação Inclusiva
Ação é desenvolvida em escolas municipais e amplia as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível
Publicado em: 14/02/2020 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Ação desenvolvida em Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de São Paulo é reconhecida pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância. O projeto Brincar é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo de ampliar as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares.
A iniciativa é desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Infantil e Divisão de Educação Especial), a Fundação Volkswagen e a Organização Mais Diferenças. Desde agosto de 2017, são organizadas formações para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que estão inseridos no projeto Brincar, além de ações de acompanhamento das escolas, oficinas, cursos e seminário de compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas.
O Zero Project é uma iniciativa austríaca que, desde 2008, busca colaborar para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é compartilhar e disseminar globalmente projetos e políticas públicas voltadas à equiparação de oportunidades.
Em 2020, a Conferência Zero Project, sediada em Viena de 19 a 21 de fevereiro, terá como tema a educação inclusiva e reunirá mais de 500 delegados de 60 países.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia de posse da Academia de Letras dos Professores (ALP) marca protagonismo e potência da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
EMEI Gabriel Prestes promove ‘Acampadentro 2025’ como experiência de transição escolar
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Feira de Ciências promove protagonismo estudantil e integração com as famílias na EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta
Relacionadas
CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra
Publicado em: 27/11/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Seminário Juntos pela Aprendizagem “Práticas e Possibilidades de atuação do Quadro de Apoio”
Publicado em: 27/11/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari
Publicado em: 27/11/2025 12h48 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM celebra cultura hip-hop e protagonismo da juventude
Publicado em: 27/11/2025 10h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista
Publicado em: 27/11/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga