Notícias

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Evento da SME reunirá educadores da Rede Municipal para fortalecer práticas de mediação, cultura de paz e Educação em Direitos Humanos 

Publicado em: 15/05/2026 11h54 | Atualizado em: 15/05/2026
Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). O encontro integra as ações formativas da Rede Municipal de Ensino e reunirá cerca de 600 educadores que atuam nas Comissões de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais e Diretorias Regionais de Educação (DREs). 

Nesta edição, o tema central será “Diálogo, escuta e ação no enfrentamento à violência contra a mulher”, proposta que busca ampliar o debate sobre as violências de gênero e seus impactos no cotidiano escolar. O evento parte do entendimento de que a violência contra a mulher é uma questão social estruturante, atravessada por desigualdades históricas e culturais que influenciam as relações sociais desde a infância. 

O encontro tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas voltadas à prevenção das violências, à promoção da convivência democrática e ao desenvolvimento de ações alinhadas à Educação em Direitos Humanos. A iniciativa também apoia educadores na identificação e no enfrentamento das dinâmicas de violência de gênero presentes nos territórios e nas unidades educacionais. 

Ao longo das edições anteriores, o encontro consolidou-se como um importante espaço de formação e diálogo, mobilizando profissionais da educação em discussões sobre diversidade, equidade e cultura de paz. Em 2026, a proposta amplia esse debate ao destacar a importância do diálogo, da escuta qualificada e da ação coletiva no enfrentamento das desigualdades e violências contra as mulheres. 

A programação contará com acolhimento, abertura institucional, disparador formativo, roda de conversa com especialistas, interação com o público, participação de estudantes e apresentação cultural. As atividades foram organizadas para promover trocas de experiências entre os participantes, fortalecendo o trabalho desenvolvido pelas Comissões de Mediação de Conflitos nas escolas e DREs. 

O evento é realizado por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP) com credenciamento a partir das 13h, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. As vagas serão distribuídas entre as Diretorias Regionais de Educação, com prioridade para integrantes das Comissões de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais e DREs. A organização também busca garantir, sempre que possível, a composição de 50% de educadores homens e 50% de educadoras mulheres, em consonância com a temática abordada. 

Comissão de Mediação de Conflitos 

A Comissão de Mediação de Conflitos atua na promoção de ações voltadas ao fortalecimento da Cultura de Paz, da prevenção às violências e da convivência escolar, buscando garantir um ambiente educacional mais acolhedor, democrático e seguro. Em articulação com diversos setores da Secretaria Municipal de Educação e instituições parceiras, desenvolve políticas integradas orientadas pela perspectiva dos Direitos Humanos, com foco na garantia do processo de aprendizagem para todos. A temática da Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação de Conflitos integra os eixos pedagógicos da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), vinculada à Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU).  

VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos 

Data: 20/05/2026 (quarta-feira)
Horário: Início previsto para as 13h e término às 18h
Local: SESC Vila Mariana – São Paulo/SP 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673