Notícias

Secretaria Municipal de Educação entrega mais de 354 mil cestas básicas para as famílias de estudantes em vulnerabilidade social   

Famílias devem ficar atentas aos comunicados das unidades educacionais que organizam o calendário de distribuição 

Publicado em: 01/06/2026 17h32 | Atualizado em: 16/06/2026
Cesta Básica Codae

A partir desta segunda-feira (01/06) a Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital paulista inicia a distribuição de cestas básicas para os estudantes em situação de vulnerabilidade social com foco em garantir a segurança alimentar no período de férias escolares que acontece de 06 a 17 de julho.  

Ao todo serão mais de 354 mil cestas básicas, beneficiando os estudantes com famílias cadastradas na faixa de pobreza e extrema pobreza no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), totalizando mais de R$ 30 milhões em investimentos.  

As famílias receberão as cestas na unidade educacional em que o estudante está matriculado e devem procurar a secretaria da unidade para acompanhar o calendário de distribuição. Os estudantes atendidos pelo Programa MOVA deverão retirar suas cestas nas respectivas Diretorias Regionais de Educação (DREs). 

Cada unidade educacional organiza seu próprio calendário de distribuição e por isso, é importante que os responsáveis fiquem atentos às comunicações da escola. A entrega seguirá entre os meses de junho e julho.  

As cestas contêm 12 kg de alimentos, com itens não perecíveis e de primeira necessidade como arroz, feijão, leite em pó, macarrão, óleo vegetal, farinha de milho, sardinha em lata, entre outros. A composição segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as orientações nutricionais da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE). 

Alimentação nas Férias  

A entrega das cestas faz parte de uma série de ações da Rede Municipal de Ensino para garantir alimentação de qualidade para os estudantes no período de recesso escolar junto com o Programa Recreio nas Férias que vai acontecer entre os dias os dias 13 e 17 de julho em 133 polos e atenderá bebês e crianças de 0 a 14 anos com atividades de cultura, esporte e lazer, e com refeições nutritivas.  

Para bebês de até 3 anos o atendimento acontece nos Centros de Educação Infantil (CEIs) das 07h às 17h com cinco refeições diárias. Para as crianças a partir de 4 anos o horário é das 08h30 às 16h30 com café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

As inscrições já estão abertas até o dia 01 de julho em todas as unidades educacionais da Rede Municipal e os documentos necessários são: RG do responsável, RG ou certidão de nascimento do participante e comprovante de residência. Depois dessa data as inscrições acontecem apenas nos polos CEUs. A partir de 4 anos podem se inscrever crianças que não estão matriculadas nas escolas municipais. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Revista Curiosidade

Revista criada por estudantes desperta a curiosidade científica 

Publicado em: 16/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Professora com vestido preto em uma sala de aula

Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes

Publicado em: 15/10/2025 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Valorização Profissionais

Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação

Publicado em: 15/10/2025 4h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas mulhere negras em um corredor de ecola observam desenhos de crianças

EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana

Publicado em: 15/10/2025 4h27 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação

Publicado em: 15/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 87 88 89 90 91 1.673