Notícias
Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)
Avaliação estadual analisa aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática e contribui para o aprimoramento do ensino
Publicado em: 18/11/2025 9h00 | Atualizado em: 14/11/2025
Depois de uma grande mobilização com protagonismo de estudantes e educadores no engajamento por uma educação de qualidade, chegou o dia da prova Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Nesta terça-feira (18), mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME), dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, participam da avaliação.
Com duração de 3h30 e aplicada no horário regular de aula, a avaliação tem como objetivo analisar as aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, fornecendo subsídios importantes para o planejamento pedagógico e o aprimoramento da educação pública em todo o estado.
Para os estudantes do 2º ano, a prova é composta por 32 questões, sendo 16 de Língua Portuguesa e 16 de Matemática; já no 5º ano, são 48 questões, divididas igualmente entre as duas disciplinas.
Nas escolas municipais, a preparação para o SARESP foi intensa e colaborativa nas últimas semanas. Professores, equipes gestoras, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar, se mobilizaram para fortalecer o compromisso com o aprendizado e o protagonismo estudantil.
“Essa avaliação é importante para o município acompanhar os avanços em alfabetização e nas aprendizagens essenciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados desta prova do 2°ano também são usados para compor o Índice (nacional) Criança Alfabetizada”, destaca Lucimeire Cabral, coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação.
Wesley Florêncio, condutor do Transporte Escolar Gratuito (TEG), por exemplo, foi um dos profissionais que se engajaram junto aos demais condutores para incentivar a participação dos estudantes, reforçando o papel essencial da categoria na promoção do aprendizado e no compromisso coletivo com o futuro da educação.
“Todos os dias, levamos os estudantes com carinho e responsabilidade até as unidades educacionais. Agora, com a chegada do SARESP, unimos as nossas forças para essa corrente de incentivo, motivando os alunos a participarem da prova em prol de uma educação de qualidade”, destaca.
Andressa Pereira Cruz, Mãe Guardiã – Busca Ativa Escolar, no CEU EMEF Mário Fittipaldi, também reforça a relevância do envolvimento das famílias e da comunidade escolar para a participação na avaliação. “O SARESP 2025 é um momento muito importante para a Rede. Junto às demais Mães Guardiãs, conversamos com as famílias e os estudantes sobre a importância da prova, uma vez que a educação é um compromisso de todos nós’, conclui Andressa.
Campanha “Bom de Prova”
Nos meses de outubro e novembro, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino participaram de três avaliações que verificam como está a situação da Educação em nossa cidade, estado e país.
A Prova São Paulo, voltada para todos os estudantes das escolas municipais, cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Além de avaliar a rede, disponibiliza resultado individual por estudante. Aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro.
O SAEB, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, é destinado para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, analisando o desempenho em todo o Brasil.
Já o SARESP, que envolve estudantes do 2º e 5º ano, avalia a educação no estado de São Paulo.
Conheça mais sobre a campanha Bom de Prova
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Professoras realizam peça de teatro e encantam crianças na EMEI Machado de Assis
Publicado em: 04/11/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Festa AELzinha da EMEI Marciano Vasques Pereira reúne famílias em um dia de cultura e aprendizado
Publicado em: 03/11/2025 5h10 - em Diretoria Regional de Educação Penha
EMEI Gabriel Prestes celebra memórias e afetos na exposição “Do Coisário ao Relicário” no Parque Augusta
Publicado em: 03/11/2025 5h06 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Cerimônia do Prêmio Educador em Destaque emociona com homenagens para educadores e servidores inspiradores
Publicado em: 03/11/2025 1h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Cidadania digital é o tema do 12º Seminário e Mostra de Tecnologias que reunirá cerca de 2 mil estudantes e professores
Publicado em: 03/11/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação