Notícias

Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino apresentam suas receitas para grandes chefs

Encontro proporcionou troca de experiências entre cozinheiras, nutricionistas e chefs

Publicado em: 09/03/2018 10h56 | Atualizado em: 30/11/2020

cozinheiras_rede_apresentam_chefs4_740_x_430.jpg

No dia 2 de março, quatro cozinheiras da Rede Municipal de Ensino (RME), vencedoras do programa “Nutrir Crianças Saudáveis”, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e de preparar as suas receitas para renomados chefs de cozinha na Escola Wilma Kövesi de Cozinha.

Participaram do evento as cozinheiras Tatiana Batista de Moura, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio Mesquita (DRE Butantã), Rosemeire Silva e Maria dos Reis, da EMEF João XXIII e Silvania da Silva Bizerra, da EMEF José Querino Ribeiro (DRE Itaquera), além dos chefs Bel Coelho (Clandestino), Ana Soares (Mesa III), Beth Kövesi (Escola Wilma Kövesi), Mara Salles (Tordesilhas), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Ligia Karasawa (Brace/eataly), Telma Shiraishi (Aysome) e Paulo Yoller (Meat).

cozinheiras_rede_apresentam_chefs_740_x_430.jpg

A representante da Fundação Nestlé Brasil, Samantha Bull, iniciou o evento agradecendo à Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo e à Prefeitura de Guarulhos pela parceria e viabilização dos projetos nas unidades educacionais.

A nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), Laura Dias, destacou a importância da realização do evento em parceria com os chefs. “Eles trazem esse diferencial ao propor novas combinações de alimentos a partir do que é oferecido nas escolas”, disse Laura.

Após apresentações e agradecimentos, as cozinheiras finalistas foram convidadas a cozinhar para o público presente. Cada uma teve a oportunidade de contar um pouco sobre os seus cotidianos escolares e de tirar dúvidas dos chefs sobre as receitas preparadas.

Silvania da Silva Bizerra, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Querino Ribeiro, relatou que a receita Lasanha de Abobrinha e Proteína de Soja (PTS) foi criada para estimular a aceitação das crianças em relação à abobrinha e à proteína de soja nas refeições escolares. De acordo com a cozinheira, o prato teve boa aceitação entre a comunidade escolar.

cozinheiras_rede_apresentam_chefs5_740_x_430.jpg

Na sequência, as profissionais Rosemeire Silva e Maria dos Reis, da EMEF João XXIII, que cozinham diariamente para cerca de 400 estudantes, prepararam bolinhos de batata doce com proteína de soja.

cozinheiras_rede_apresentam_chefs3_740_x_430.jpg

Para finalizar a sessão, a cozinheira Tatiana Batista de Moura, da EMEF Júlio Mesquita, apresentou o prato “Alfajor cremoso do seu Júlio”. Com aproximadamente seis meses de atuação nesta unidade e há dois anos na Rede Municipal de Ensino, Tatiana afirma que a lição que fica deste trabalho é a insistência pela melhoria constante na alimentação servida às crianças diariamente.

cozinheiras_rede_apresentam_chefs2_740_x_430.jpg

Após o término de apresentação dos pratos, o público pôde experimentar as receitas finalistas e compartilhar suas impressões. A nutricionista da empresa terceirizada da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Butantã, Janaína Cerqueira, comentou sobre a importância da atuação das cozinheiras no processo de educação alimentar das crianças e jovens. “A gente parte do princípio de que elas estão ali para educar. Assim, cria-se um vínculo ainda maior com os estudantes”, observou Janaína.

Sobre o Programa “Nutrir Crianças Saudáveis”

Desenvolvido pela Fundação Nestlé Brasil, o programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há sete anos. A iniciativa promove formações de educadores (professores, gestores, nutricionistas e cozinheiras) com o objetivo de contribuir para melhores práticas de educação alimentar e nutricional nas escolas.

As cozinheiras participam de formações com chefs de cozinha para aprenderem novas técnicas e receitas que possam ser utilizadas nas escolas. Após as formações, elas são convidadas a criarem suas próprias receitas com os ingredientes da alimentação escolar oferecidos na RME. As receitas são publicadas em uma plataforma online e avaliadas pelas chefs formadoras. As autoras das melhores receitas são convidadas para participar de um bate-papo na escola de cozinha Wilma Kövesi.
Confira a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673