Notícias

Escritor Rodrigo Ciríaco apresenta Sarau na EMEF Pedro Teixeira

Autor é patrono da Academia Estudantil de Letras na unidade

Publicado em: 28/02/2018 16h23 | Atualizado em: 30/11/2020

escritor_sarau_pedro_teixeira_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, proporcionou no dia 27 de fevereiro uma atividade especial para os estudantes do Ciclo de Alfabetização. Eles receberam a visita do escritor Rodrigo Ciríaco, que fez a apresentação do “Sarauzim – Sarau dos Mesquiteiros”, voltado para o público infantil.

O escritor publicou os livros “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas” e “Vendo Pó…esia”. Já foi professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e é considerado um dos principais nomes da literatura marginal-periférica da atualidade.

A coordenadora pedagógica da EMEF Pedro Teixeira, Thais Massanbini, foi quem propôs o nome do autor como patrono da Academia Estudantil de Letras (AEL) da EMEF. Ela começou um trabalho literário na escola em 2016, envolvendo sarau e música, ao lado do Professor Orientador de Sala de Leitura, Ananias Martins da Silva. No mesmo ano, foram a um sarau na EMEF Senador Lino e tiveram contato com o escritor.

Em 2017, Thais virou Coordenadora Pedagógica e, no mesmo ano, propôs aos professores a constituição de uma AEL. Para conhecer melhor o projeto, vivenciaram o trabalho da AEL Cora Coralina, na EMEF Luis Washington Vita. Assistiram também à Festa Anual de Posse para compreenderem o desenvolvimento de uma academia.

“Temos verificado que tem crescido muito o interesse pela leitura na escola pelo trabalho desenvolvido nos projetos literários. Tivemos um primeiro encontro com o autor em setembro de 2017, reunindo todos os alunos dos projetos. Os alunos ficaram surpresos com um escritor presente na escola. Uma criança fez um poema para ele. A aproximação no ano passado foi muito significativa para a continuidade do trabalho, tanto que, dessa vez, o próprio autor nos contatou propondo uma atividade com os estudantes”, comenta Thais.

A professora Maria Valéria Caiafa Vizcaino Teixeira, Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) e Coordenadora dos Estudos Literários na AEL, explica a escolha do patrono. “Nós gostamos muito do Rodrigo Ciríaco. O trabalho dele é bem dinâmico, as crianças amam. Elas adoraram quando ele foi escolhido o patrono de nossa AEL. Neste ano, pretendemos fundar a nossa academia e temos como meta desenvolver um trabalho com 40 alunos que escolheram seus autores e, o mais importante, esperamos que tomem gosto pela leitura, que é o nosso maior objetivo”, observa.

escritor_sarau_pedro_teixeira_2_740_x_430.jpg

Após a apresentação, Rodrigo Ciríaco conversou com a idealizadora do projeto AEL na SME, Sueli Gonçalves, e comentou a sua escolha como patrono da escola. “Eu tenho alguns colegas de trabalho que são também patronos de academias, como Sérgio Vaz e Débora Garcia. Quando a Thais me falou da escolha fiquei muito feliz. Muitas vezes, as homenagens aos escritores são póstumas. Eu ainda estou começando no caminho das letras, e fiquei muito feliz com a proposta, com a homenagem e o carinho que todos têm comigo”, disse o escritor.

Veja o depoimento do autor.

O coordenador do projeto AEL na Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Miguel, Adalberto Pereira Santos, conta sobre sua experiência à frente do projeto. “Eu particularmente não conhecia a AEL, conheci em 2017. De lá para cá, eu pude constatar o poder que é ter uma academia dentro de uma escola pública da rede municipal de São Paulo. É mais do que um projeto, é uma brisa de ar fresco para o professor que todo dia tem um desafio de falar de escrita e leitura. Os conceitos postos de ensino de língua e o modo como a criança aprende, presentes no Currículo da Cidade de São Paulo, conversam absolutamente com a AEL. Essa iniciativa é uma ferramenta que fortalece o currículo. Temos um trabalho de vanguarda sendo desenvolvido nas escolas, e que é grandioso”, comemora Adalberto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673