Notícias
Academias Estudantis de Letras iniciam Semana de Arte Moderna
Escolas de diversas Diretorias Regionais de Educação se apresentam em homenagem a Ariano Suassuna
Publicado em: 16/11/2017 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020
Na manhã da segunda-feira, 16 de outubro, na Academia Paulista de Letras – APL, ocorreu a abertura da Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino. Escolas de diversas Diretorias Regionais de Educação (DREs) se apresentaram em homenagem a Ariano Suassuna.
O foco das cinco Academias Estudantis de Letras, que subiram ao palco para se apresentar, foi homenagear Ariano Suassuna (dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro) utilizando vida e obra do autor em textos adaptados para pequenas peças teatrais e em leitura dinâmica.
Para iniciar o evento, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, idealizadora da AEL na Rede Municipal de Ensino e membro da equipe gestora do projeto AEL, fez uma breve apresentação das escolas que, em seguida, subiriam ao palco. Suelizinha destacou a importância da Semana de Arte Moderna da AEL e do protagonismo de alunos e professores. “Durante o ano, os alunos se preparam para este momento, na medida em que, tanto nos encontros literários, quanto nas atividades de teatro, exploram a literatura de um modo essencialmente lúdico, coordenados por seus professores”, contou.
Logo após a abertura, Sueli Aparecida Vaz, membro da equipe gestora do projeto AEL, anunciou a entrada da AEL Ariano Suassuna, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Cláudia Bartolomazi – DRE Guaianases, que apresentou “O Santo e a Porca”.
Em seguida, subiu ao palco a AEL Maurício de Sousa, da EMEF Visconde de Cairu – DRE Penha, que encenou em outra perspectiva a obra “O Santo e a Porca”. Posteriormente, a AEL Marina Colasanti, da EMEF 19 de Novembro – DRE Penha realizou a terceira exibição do dia. O texto escolhido foi a “Farsa da Boa Preguiça”.
A única AEL de Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) presente, a AEL Conceição Evaristo, da EMEFM Antônio Alves Veríssimo – DRE Pirituba, apresentou uma peça teatral que promoveu uma fusão de 3 obras de Suassuna, “O Auto da Boa Preguiça”, “A Pena e a Lei” e “Farsa da Boa Preguiça”.
A última apresentação foi da AEL Carolina Maria de Jesus, da EMEF João XXIII – DRE Butantã, que utilizou o estilo musical rap para exibir um Cordel da biografia do poeta homenageado.
O encerramento foi feito por alunos representantes de cada AEL que se apresentou. Eles subiram ao palco para relatar as experiências com o grupo nessa participação da Semana de Arte Moderna, além de fazerem os agradecimentos a todos os envolvidos na atividade.
Para Suelizinha, “a oportunidade dos alunos de se apresentarem no palco para outros colegas acadêmicos configura-se em uma experiência enriquecedora para quem atua e para quem assiste. Todos saem felizes, com a sensação de que tudo deu certo e de que participar da Semana de Arte Moderna foi muito bom”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação entrega mais de 354 mil cestas básicas para as famílias de estudantes em vulnerabilidade social
Publicado em: 01/06/2026 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal
Publicado em: 01/06/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática
Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação