Notícias

Educadores da rede pública são convidados a participarem do III Seminário Multidisciplinar de estudos e pesquisas em arte e educação da USP 

Evento com certificação terá mesas temáticas e oficinas sobre processos de criação na educação e nas artes; inscrições encerram nesta sexta (24) 

Publicado em: 24/05/2024 12h22 | Atualizado em: 24/05/2024
Cartaz do III Seminário Multidisciplinar (1)

Entre os dias 5 e 8 de junho, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe o III Seminário Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação: Processos de criação na educação e nas artes. O evento comemora os 14 anos de atividades do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), sediado na ECA, e é fruto da colaboração de seus pesquisadores e pesquisadoras com os docentes de escolas públicas que participaram do curso de extensão Arte e Educação com Professores em 2023. 

O seminário visa apresentar projetos realizados como desdobramentos do curso pelos professores e professoras em suas escolas, assim como pesquisas em desenvolvimento no GMEPAE que inspiraram o programa desenvolvido com a referida turma, reafirmando nossa perspectiva criadora e colaborativa nos campos da pesquisa, da formação e da atuação docente, nosso compromisso com a educação pública e nossa implicação com questões que não podem ser ignoradas pelo ensino de arte contemporâneo.

A estrutura foi planejada para propiciar aos participantes a relação teórica e prática com os temas abordados. Cada tema será explorado tanto em uma mesa temática quanto em uma oficina, proporcionando imersão nas referidas questões, troca de experiências e diálogos interdisciplinares.

As mesas e oficinas serão desenvolvidas por professores de escolas públicas participantes do curso de extensão, com base nos projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas, em diálogo com pesquisadores do GMEPAE, que apresentarão suas pesquisas e a relação dessas com a formação e a práxis docente em arte. As oficinas refletirão este rico diálogo, oferecendo aos participantes oportunidades de vivenciar processos de criação que possam inspirar ações educativas, estudos e pesquisas nos espaços escolares e acadêmicos. 

 

Público alvo: docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais pessoas interessadas. Haverá emissão de certificados para os participantes. 

Datas de realização: 05 a 08 de junho de 2024.

Horários:

Mesas temáticas: 05, 06 e 07/06 – das 18h30 às 22h30 

Oficinas: 08/06 – das 9h00 às 13h00. 

Local de realização das mesas temáticas:

Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Auditório Paulo Emílio. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.

Locais de realização das oficinas:

Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Salas de aula 201, 202, 205, 206, 207, 211 e 212.

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.

Inscrições: 

https://www.even3.com.br/iii-seminario-gmepae

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673