Notícias
Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças
Novas ações de combate foram realizadas pela Prefeitura, entre elas, o apoio de Mães Guardiãs que prestarão orientações nas escolas municipais
Publicado em: 18/03/2024 18h22 | Atualizado em: 18/03/2024
A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência em saúde pública para a dengue, nesta segunda-feira (18). A capital registra hoje 414 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes. Com isso, novas ações foram realizadas, como o apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais.
No início deste mês a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o Dia D de Mobilização Contra a Dengue nas escolas municipais da capital, que aconteceu simultaneamente ao Dia D de mobilização estadual contra as arboviroses urbanas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
A ocasião contou com ações educativas de prevenção e combate à dengue em escolas e Centros Educacionais Unificados (CEUs), e envolveu a distribuição de um milhão de folders informativos a serem distribuídos aos estudantes, além de programação especial com a presença do secretário municipal da Saúde e dos coordenadores regionais de Saúde.
Inspiradas nas ações que aconteceram no Dia D, as unidades educacionais da Rede Municipal de Educação realizam diversas ações sobre a conscientização ao combate à dengue, a fim de informar a comunidade, por meio das crianças e jovens. Na EMEF Benedito Calixto, por exemplo, as turmas dos nonos anos promoveram oficinas para os estudantes dos quartos anos e confeccionaram armadilhas para o mosquito que foram espalhadas por toda a escola.
Já no CEI Elza Soares, da DRE São Mateus, as crianças fizeram uma caminhada em torno do Centro e entregaram panfletos que elas mesmas produziram sobre o combate à dengue. E na EMEI Jardim Premiano, as crianças confeccionaram mosquitos da dengue e depois foram para a área externa da unidade colocar o mosquito em possíveis pontos de foco da dengue.
Esses são só alguns exemplos do que as escolas da rede municipal estão fazendo para promover a conscientização ao combate à dengue. O tema é abordado cotidianamente no ambiente escolar, explicando formas de combate e a importância de ficar atento aos possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Confira, abaixo, as novas ações realizadas pela Prefeitura de São Paulo no enfrentamento à dengue:
- Ampliação no horário de atendimento em todas as 80 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). A partir de segunda-feira, dia 18, essas unidades passam a ter três horas a mais de atendimento todos os dias, ficando abertas até 22h;
- Reforço de 3,2 mil mulheres contratadas pelo Programa Operação Trabalho (POT). Elas passarão por treinamento e estarão distribuídas nas 32 subprefeituras;
- Apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais;
- Mais 30 veículos de nebulização, elevando o número total para 96;
- Reforço na campanha de conscientização, com faixas em cruzamentos de vias, terminais de ônibus e dentro dos coletivos e
- Novas tendas para atendimento de pessoas com sintoma, em Itaquera e São Miguel Paulista.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou em seu site roteiros para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, clique e acesse estes materiais:
- Utilizado de forma mais prática em condomínios e estabelecimentos comerciais – Roteiro simplificado para eliminação de criadouros.
- Com ilustrações e mais detalhado – Roteiro ampliado para eliminação de criadouros.
- Para ser utilizado em prédios públicos – Roteiro para edificações públicas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática
Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Publicado em: 29/05/2026 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação