Notícias
SME oferece 200 vagas para professores da rede municipal realizarem o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes”
As inscrições online começam nesta segunda-feira (18), a partir das 14h; a formação será na modalidade à distância
Publicado em: 15/03/2024 16h26 | Atualizado em: 18/03/2024
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Currículo – Núcleo de Educação para Relações Étnicos Raciais, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoverá o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” com foco na formação de professores que tenham interessem em atuar no projeto após a formação.
Serão oferecidas 200 vagas para os professores da Rede Municipal de Ensino, serão 4 turmas com 50 vagas cada. As inscrições começam nesta segunda-feira (18), a partir das 14h, e vão até às 14h do dia 25/03. Serão priorizadas as inscrições de servidores das escolas participantes do Projeto Portas Abertas. É necessário efetuar login com e-mail institucional da Microsoft (@sme.prefeitura.sp.gov.br).
A formação é na modalidade à distância. As aulas acontecerão no ambiente virtual de aprendizagem pela plataforma Teams. A carga horária total é de 20h, sendo 12h a distância e 8h em aulas síncronas. Podem participar Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio.
Entre os objetivos do curso está formar educadores da rede municipal para docência de língua portuguesa aos imigrantes que vivem em São Paulo; contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção a cultura brasileira, e compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para esse público.
Os participantes deverão realizar a atividade obrigatória que será construir um plano de aula para uma turma de 20 estudantes do nível básico do curso Português para Imigrantes. Para receber certificação é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência, entrega e aprovação da atividade obrigatória.
Havendo vagas remanescentes poderão ser contemplados os seguintes cargos como público-alvo: Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Serviços Técnicos Educacionais.
Veja, abaixo, as turmas, datas e horários dos encontros síncronos:
Turmas 1 e 2
Dias: 2, 9, 16 e 23 de abril, das 19h às 21h
Turmas 3 e 4
Dias: 4, 11, 18, e 26 de abril, das 9h às 11h.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.
Confira a publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS
Secretaria Municipal de Educação
Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Relacionadas

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco
Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal visitaram museus com abordagem focada na Educação Antirracista
Publicado em: 16/05/2025 4h13 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo