Notícias

DRE Guaianases comemora 15 anos dos CEIs na Educação

Atividade aconteceu no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 24/08/2017 17h33 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_Cei_dre_g_740_x_430.jpg

Nos dias 16 e 17 de agosto, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases comemorou os 15 anos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) na Educação, com a realização do Seminário “CEI 15 anos SME: escutar, observar, interpretar e documentar os saberes dos bebês e crianças”.

O objetivo principal do seminário foi resgatar o percurso da transição das creches para a Educação e apresentar registros de Educadores da primeira infância, que tornam visíveis os saberes, interesses, necessidades e curiosidades de bebês e crianças.

16 de agosto
Os participantes foram acolhidos com uma exposição de fotos e instalações retratando diversas vivências nas Unidades da região. Logo depois, o evento contou com a presença dos estudantes da EMEF João Ribeiro de Barros, acompanhados do professor Gerson, em uma apresentação de canto e violão. Na sequência, a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, e a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, cumprimentaram os presentes e abriram oficialmente o Seminário.

Foram compartilhados relatos das Professoras de Educação Infantil (PEIs) Gisely de Lima Souza Collistock e Edna Sales Alves, que vivenciaram o período de transição dos CEIs da Secretaria de Assistência Social (SAS) para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na função de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

17 de agosto
O segundo dia do Seminário iniciou-se com uma apresentação das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CEU Inácio Monteiro, que dançaram ao som de “Espantalho”, do cantor Fagner. Logo após, um grupo de crianças do CEI Santa Rita, em parceria com uma mãe da comunidade, realizou uma contação de história, resultado de um projeto desenvolvido na Unidade Educacional.

Em seguida, foi apresentada a primeira mesa de debates com o tema “A relação família e escola”, com relatos de práticas dos CEIs Marielcia Florêncio de Morais, Dom Luciano Mendes de Almeida e Verbo da Vida.

O período da manhã foi finalizado com a segunda mesa, cuja temática foi “Relação de gênero – o Educador no CEI” e contou com a contribuição da Profª. Draª. Rosângela Ferreira de Souza Queiroz, membro da DIPED Guaianases, que realizou a mediação a partir dos relatos dos professores Mario Serri Neto e Milson Almeida, do CEI Mário Pereira Costa.

Participaram do encontro professores de Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos, pais, crianças e equipes da DRE Guaianases.

Acesse o Flickr da DRE Guaianases para ver as fotos do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673