Notícias

Prefeitura lança Projeto “Estudantes em Ação” para promover cidadania e ações transformadoras no contexto escolar

Projeto terá prêmios em dinheiro para escolas e Grêmios Estudantis; inscrições começam nesta segunda-feira (19)

Publicado em: 19/06/2023 13h17 | Atualizado em: 19/06/2023
Imagem com fundo roxo, o título diz "Estudantes em Ação!", há também as figuras de seis estudantes com uniforme da Prefeitura de SP.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Projeto “Estudantes em Ação”, uma iniciativa que premiará práticas que promovam ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania ativa, da participação social, do controle social, dos direitos humanos e da cultura da paz e coletividade.

O Projeto visa reconhecer o papel das escolas, estudantes, professores e comunidade escolar na reflexão-ação sobre problemas no contexto escolar, na identificação de suas causas e possíveis soluções.

As inscrições começam nesta segunda-feira (20) e podem se feitas até o dia 7 de julho. Clique aqui e faça sua inscrição.

O Projeto “Estudantes em Ação” é resultado de uma cooperação entre o município de São Paulo e o Estado de Goiás que já desenvolve trabalho parecido desde 2019. O objetivo do Projeto é promover o cuidado do bem comum e a reflexão sobre temas relevantes para a vida em sociedade, além da colaboração e tomada de decisões coletivas, valorizando e respeitando as diferenças. Também visa promover a responsabilidade pela preservação do patrimônio público, da consciência dos valores, da integridade e da cultura anticorrupção.

Processo de Inscrição

Poderão se inscrever escolas públicas municipais, preferencialmente, que possuam Grêmios Estudantis. Os Times deverão conter entre 40 (quarenta) e 60 (sessenta) estudantes e até 3 professores orientadores. As vagas serão limitadas a 42 escolas, utilizando o critério de quantidade de escolas públicas municipais por Diretoria Regional de Educação.

O Projeto “Estudantes em Ação” será dividido em quatro etapas: oficina para professores orientadores, tarefa especial, auditoria cívica e desafio. Na primeira etapa, os professores passarão por uma atividade de capacitação para apresentação de conceitos, metodologia e as orientações para a realização de todas as atividades previstas no Projeto. A segunda etapa do Projeto é a tarefa especial, uma atividade de curta duração, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e consistirá na participação em oficina expositiva sobre os pilares da educação fiscal e o ciclo orçamentário e na avaliação de propostas eleitas pela população no processo participativo municipal “Orçamento Cidadão”.

A terceira etapa, denominada auditoria cívica, consiste na realização de uma atividade de percepção do ambiente e das ações da escola. Ela deverá ser executada de maneira coletiva pelos estudantes, com o preenchimento de formulários que poderão detectar problemas passíveis de correção e possíveis melhorias nas escolas. A quarta e última etapa, o desafio, consiste na realização de um projeto que aborde as temáticas de controle social, transparência pública, voluntariado, construção de valores de combate a corrupção, melhoria do ambiente escolar e educação fiscal ou financeira. O desafio será dividido em duas etapas: planejamento e execução/entrega dos resultados.

Premiação

Serão premiadas 10 escolas no Projeto “Estudantes em Ação”. A primeira colocada receberá R$ 30 mil reais e a décima, R$ 5 mil reais. Já os Grêmios Estudantis receberão prêmios que variam entre R$ 3 mil e R$ 8 mil reais.
Os estudantes do Time vencedor terão a oportunidade de participar da ação “Um dia de Prefeito”. Eles visitarão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, conhecerão os secretários municipais e participarão de atividades especiais, com o objetivo de aprender sobre o trabalho do executivo de forma prática e didática.

Todos os estudantes e professores receberão certificados de participação no Projeto.

Acesse aqui o edital completo do Projeto Estudantes em Ação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673