Notícias
Prêmio Paulo Freire é tema de reunião do Conselho Municipal de Educação
Unidades Educacionais premiadas apresentaram suas práticas para os conselheiros
Publicado em: 04/12/2019 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020
Na reunião plenária do Conselho Municipal de Educação – CME de São Paulo, que aconteceu no dia 21 de novembro, ocorreu a apresentação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Educação premiadas no Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal 2019.
O Prêmio Paulo Freire é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo com apoio do Conselho Municipal de Educação – CME, Secretaria Municipal de Educação – SME, do Instituto Paulo Freire, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, SINESP e SINPEEM.
Na Categoria I – Educação Infantil, o CEI Vila Marilena, da DRE Guaianases, apresentou o Projeto Vila Cidadã Sustentável, que oportuniza a interação e participação de toda a comunidade escolar com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade no território, fortalecendo o CEI enquanto polo de desenvolvimento local. A Profa. Elisabete da Silva, responsável pelo projeto fala das propostas e parcerias que vem trabalhando sobre vários temas, enfatiza os desafios para trabalhar a sustentabilidade com crianças bem pequenas e o prazer em função docente naquele território.
A EMEF Donato Susumu Kimura, da DRE Campo Limpo, foi a primeira colocada na Categoria II – Ensino Fundamental, com o Projeto Ocupa Capão, que através da Música Popular Brasileira – MPB proporciona o mergulho de pais, profissionais da educação, colaboradores, estudantes e ex-estudantes no universo musical, e melhor compreensão do Brasil. O Auxiliar Técnico Paulo Farias enaltece, principalmente, o esforço da gestão da Unidade Escolar que, através da gestão democrática, possibilitou a idealização e execução do projeto.
Já na Categoria III – Ensino Fundamental II e Médio, a EMEF Sebastião Francisco, O Negro, da DRE Itaquera, foi a primeira colocada com o Projeto Coletivo Feminista Estudantil: diálogos para igualdade de gênero na Escola, projeto que partiu da angústia das estudantes de 5º ano que sofriam assédio fora da EMEF. A Profª Débora Regina C. Campos colocou em pauta o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável – ODS 5 Igualdade de Gênero, discutindo a luta pela igualdade de gênero na esfera escolar e social dos estudantes, construindo um espaço de conversa e reflexão no sentido de desconstruir o machismo diário, possibilitar o empoderamento de meninas e mulheres na escola, propiciar a reflexão sobre seu próprio papel na comunidade local e na sociedade avaliando continuamente suas próprias ações lidando com seus sentimentos e desejos e, finalmente, disseminar valores de igualdade e respeito.
E para concluir, o CIEJA Profª Rosa Kazue Inakake de Souza, da DRE Guaianases, premiada na Categoria IV – Educação de Jovens e Adultos, apresentou o Projeto Projeto Saúde e Qualidade de Vida dos Alunos Surdos: possibilidade construída pelas mãos de todos. Segunda a Profª Juliana da Silva Bezerra, o projeto buscou viabilizar o acesso dos alunos Surdos ao Sistema de Saúde, refletir sobre as barreiras encontradas no acesso à saúde e possibilidades de superação, promover hábitos de saúde e qualidade de vida que ultrapassem os limites do muro da escola, promover mudança de hábitos e envolver a comunidade externa (família e Posto de Saúde próximo da Unidade Escolar) na responsabilização e apoio de acesso para os Surdos aos serviços de saúde.
A Conselheira Cristina Margareth de Souza Cordeiro, Presidente da Comissão Temporária que organizou o encontro para exposição dos projetos pedagógicos, fala da satisfação em contar com a presença dos representantes das Unidades Educacionais vencedoras do Prêmio Paulo Freire 2019: “O Conselho Municipal de Educação tem se empenhado em trazer projetos inovadores para apresentações e debates nesta Plenária, a fim de enaltecer importantes trabalhos que há na Rede”.
As Conselheiras Sueli Aparecida de Paula Mondini e Marina Graziela Feldmann, integrantes do júri avaliativo do Prêmio Paulo Freire representando o Conselho Municipal de Educação, reforçam a satisfação em participar do processo avaliativo do Prêmio: “as avaliações são feitas com base em um documento frio e, após as apresentações, percebemos que os projetos são ainda melhores, todos partindo das necessidades dos estudantes” diz a Conselheira Sueli Mondini, também Presidente do CME.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de Educação
Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME organiza ações para o junho migrante em escolas
Relacionadas

Secretário detalha critérios sobre formação intensiva para 25 diretores
Publicado em: 26/05/2025 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga hoje (26) a classificação preliminar de professores para a EMEBS Helen Keller
Publicado em: 26/05/2025 5h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Virada Cultural também movimenta os CEUs da cidade com atrações gratuitas para todas as idades
Publicado em: 23/05/2025 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs da capital paulista recebem programação da Semana Municipal do Brincar
Publicado em: 23/05/2025 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Vem aí o primeiro simulado da Rede Municipal preparatório para o vestibulinho da ETEC
Publicado em: 23/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação