Notícias

Educadores da Rede Municipal de Ensino participam de intercâmbio Cultural em Angola

Ação aconteceu após a realização do projeto Reencontro com a Ancestralidade Africana e Afro-brasileira’, realizado em 2018

Publicado em: 30/07/2019 13h16 | Atualizado em: 30/11/2020
intercambioculturalprincipal_740x430.jpg

Entre os dias 9 e 21 de julho de 2019 a professora de Arte, Michelle dos Santos Lomba, do Centro Educacional Unificado (CEU) Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Cândida Dora Pino Pretini , da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus e o professor de história, Rodrigo Luis de Oliveira, do CEU EMEF Profª Mara Cristina Tartaglia Sena, DRE Ipiranga, participaram do “Intercâmbio Cultural Brasil-Angola”, promovido pelo Projeto Raízes, que atua na promoção, incentivo e divulgação da literatura africana e a integração cultural entre os povos e a Globo Dikulo, organização de Juventude voltada para orientação ocupacional dos jovens.

A iniciativa teve a proposta de incentivar a escrita criativa, leitura e o estabelecimento de comunicação entre as crianças dos dois países por meio de cartas em que relatam seus sonhos, ações do cotidiano, curiosidades sobre brincadeiras populares, esportes, as escolas, características gastronômicas, manifestações artísticas, entre outras, ampliando assim o repertório cultural de todos envolvidos, além de despertar para a percepção das familiaridades desses povos irmãos e o reconhecimento da identidade afro-brasileira.

Michelle explica que foram selecionados vinte brasileiros, entre educadores e artistas, para participarem de oficinas de teatro e encontros de mediação de leitura nas cidades de Cazenga, Luanda e Benguela. “O convite para participar do intercâmbio nasceu a partir da realização do projeto ‘Reencontro com a Ancestralidade Africana e Afro-brasileira’ realizado em 2018, na unidade escolar em que leciono, junto com o professor de Educação Física, Robson Silva, que proporcionou o encontro entre estudantes e os artistas professores angolanos Isidro Sanene, Lucas Katimba e Paulo Tatório, iniciando assim, esse laço artístico-pedagógico entre os professores em questão.”

intercambiocultural2_740x430.jpg

Durante o intercâmbio em Angola, os educadores ministraram oficinas de teatro e mediação de leitura e participaram de conferência sobre Pedagogia Teatral e do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA) com a intervenção urbana “Deslimitadas” da Coletiva Deslimitadas, premiada e reconhecida na programação do festival. Os professores também fizeram doação de livros para a escola “Viva Paz”, para o Coletivo Ombaka, em Benguela e para a biblioteca comunitária da ANIMART, no Cazenga.

Na escola Aldeia SOS, em Benguela, a professora Michelle promoveu um encontro entre garotas para compartilhar poesias do seu livro autoral “Pele para nossos Corpos”, onde as participantes dialogaram sobre as diversas realidades das mulheres na sociedade contemporânea e produziram cartas sobre ser mulher. Essas cartas revelaram sonhos, angústias, desigualdades de gênero, relatos de abusos, reconhecimento da importância das mulheres, entre outros aspectos da cultura angolana, conhecendo e difundindo os Direitos Humanos para a construção de uma sociedade pautada na igualdade social, de gênero e de raça.

intercambiocultural_740x430.jpg

“Estar em Angola também foi uma oportunidade de dar sequência ao projeto ‘Cartas Libertárias’”, disse a professora, explicando que o projeto teve início em março deste ano nos CEUs EMEFs envolvidos, onde os estudantes brasileiros escreveram cartas e gravaram vídeos para as crianças angolanas que os receberam e responderam com muito entusiasmo. Os acadêmicos das Academias Estudantis de Letras (AEL) Dinha, da DRE São Mateus e Monteiro Lobato, DRE Ipiranga, também participaram do projeto.

Em outubro de 2019, as escolas participantes receberão a visita dos artistas educadores angolanos, vindos para o FESCALA – Festival de Cinema, Arte e Literatura Africana – e farão apresentações artísticas e rodas de conversa sobre a história, aspectos culturais, literatura e arte angolana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673